Inaugurada rede hidrográfica de Albergaria-a-Velha afetada pelos incêndios

Inaugurada rede hidrográfica de Albergaria-a-Velha afetada pelos incêndios
CM Albergaria-a-Velha
| Norte
Porto Canal/Agências

O município de Albergaria-a-Velha e a Agência Portuguesa do Ambiente inauguraram o projeto de reabilitação e valorização da rede hidrográfica das áreas afetadas pelos incêndios de 2022, informou esta segunda-feira fonte da autarquia.

O projeto teve como objetivo a reabilitação e valorização fluvial de várias ribeiras afluentes dos rios Antuã e Jardim, da Ribeira do Fontão e do Esteiro de Canela.

Foram alvo de intervenção cerca de sete quilómetros, atravessando zonas agrícolas e florestais, que incluiu a plantação de 26 mil árvores, num investimento superior a 250 mil euros.

“As intervenções no âmbito deste projeto permitiram garantir o escoamento nas linhas de água, minimizar a erosão e o arrastamento dos solos e assegurar o uso balnear, nomeadamente na área afetada na sequência dos incêndios rurais registados no mês de agosto de 2022”, destaca uma nota de imprensa da autarquia.

Os trabalhos realizados atuaram “a nível hidráulico, ecológico e social para aumentar a capacidade adaptativa do território às alterações climáticas”.

No âmbito do projeto, em Albergaria-a-Nova estão a ser aplicadas soluções de engenharia natural na estabilização de taludes e regularização do regime hidrológico.

“Para evitar a repetição da devastação causada pelos incêndios, está a ser criado um corredor ecológico com boças de regeneração, havendo ainda a plantação de sete mil árvores”, explica a nota.

O presidente da câmara municipal, António Loureiro, sublinha “a importância do envolvimento dos proprietários privados nestes projetos de prevenção e regeneração, capazes de tornar o Concelho mais resiliente”.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.