Instituto de Ciências Biomédicas do Porto faz 50 anos e quer mostrar-se à sociedade

Instituto de Ciências Biomédicas do Porto faz 50 anos e quer mostrar-se à sociedade
| Porto
Porto Canal/Agências

O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto vai comemorar 50 anos com uma programação que inclui conversas, exposições, lançamento de livros e concertos, iniciativas a decorrer em vários pontos da cidade, foi divulgado.

O programa tem como mote “50 anos de um legado de irreverência” e a instituição promete atividades científicas e culturais para todos.

“Queremos abrir o ICBAS à sociedade, mostrar que o trabalho que desenvolvemos, seja a formar estudantes, seja na investigação, tem impacto na vida das pessoas e das comunidades. Queremos chamar todos a participar e a refletir sobre o futuro, o papel da academia na sociedade e na resolução de problemas reais”, refere o diretor do ICBAS, Henrique Cyrne Carvalho, citado na informação enviada à Lusa.

Com esta programação, esta instituição pretende também “debater o modelo de escola” que tem vindo a ser construída e que Henrique Cyrne Carvalho descreve como “uma escola transdisciplinar” e, ao mesmo tempo, contar a história o ICBAS, “promovendo o diálogo ciência-sociedade”.

Com cursos de medicina, medicina veterinária, ciências do meio aquático, bioquímica e bioengenharia, o ICBAS é uma unidade orgânica da Universidade do Porto com estrutura de escola universitária e centro de ensino, investigação científica, cultural e prestação de serviços à comunidade.

Fundado em 1975 por um conjunto de personalidades, entre os quais os médicos e cientistas, Corino de Andrade e Nuno Grande, o ICBAS apresentava-se como uma Escola multidisciplinar e multiprofissional que tinha por fim o ensino da medicina e de outras profissões relacionadas com as ciências da vida e da saúde.

A programação do cinquentenário arranca este mês com o ciclo de ‘Tertúlias Piolho’, onde tem três conversas informais agendadas para terça-feira, dia 11, bem como para, 18 e 25 às 21:00, no café Piolho.

“Estas tertúlias revisitam a história e as primeiras décadas do ICBAS, passando pelo associativismo, até ao papel das mulheres na academia e contam com um painel diversificado de antigos e atuais estudantes do ICBAS, sociólogos e pensadores contemporâneos, com o objetivo de debater a academia e o seu papel nas dinâmicas sociais”, adianta a organização.

Soma-se, a arrancar a 26 de março, e a estender-se até maio, o programa “Olhares em Diálogo – Ciclo de Visitas Orientadas a Duas Vozes, MNSR-ICBAS”, numa organização conjunta entre o Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) e o ICBAS, onde se propõem visitas temáticas ao museu que juntam cientistas e curadores de arte, para explorar as ligações entre a medicina, as ciências da vida e da saúde e a arte.

Para abril está previsto o lançamento de um livro de fotografia ‘As memórias que guardam as biomédicas’, centrado em trabalho do fotógrafo Luís Barbosa, que será uma narrativa destes 50 anos com base na evolução do histórico edifício Abel Salazar, e ainda uma exposição nesse edifício, uma exposição concebida como itinerante que levará esta história em imagens a vários pontos da cidade.

No mês de maio, mês em que se assinala simbolicamente o aniversário do ICBAS, está agendado para 17 de maio, um concerto do Coral Alumni do ICBAS, Misa Criolla, uma obra musical para solistas, coro e orquestra, de natureza religiosa e folclórica, criada pelo compositor argentino Ariel Ramírez.

Uma exposição arte-ciência, o lançamento de um podcast, e ainda conversas sobre problemas contemporâneos, como o envelhecimento, sustentabilidade ou a bioengenharia são algumas das atividades previstas, que marcam a agenda das comemorações destes 50 anos.

A organização vinca que todas as atividades são abertas ao público em geral.

Atualmente, o ICBAS conta com seis cursos de formação pré-graduada, Mestrado Integrado em Medicina, Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, Licenciatura em Ciências do Meio Aquático, Licenciatura em Bioinformática e em Bioquímica (em parceria com a Faculdade de Ciências) e Licenciatura em Bioengenharia, bem como dezenas de ofertas pós-graduada.

+ notícias: Porto

Serviço de metrobus do Porto arranca no dia 28

O serviço de metrobus do Porto vai arrancar no dia 28, com um “período de familiarização e ajuste progressivo” para consolidar horários, frequências e procedimentos, anunciou esta sexta-feira a Metro do Porto.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.