Câmara de Oliveira do Hospital apoia vigilância sanitária em explorações com ovinos

Câmara de Oliveira do Hospital apoia vigilância sanitária em explorações com ovinos
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Câmara de Oliveira do Hospital vai apoiar a vigilância sanitária em explorações com ovinos, oferecendo vacinas, desparasitação e análises, no âmbito de um protocolo celebrado esta sexta-feira com a Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela (ANCOSE).

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, o apoio aproxima-se dos 20 mil euros e irá abranger mais de sete mil animais de 218 explorações.

“Nesta altura em que o problema da doença da língua azul afeta alguns rebanhos, tendo começado no sul do país, o Município de Oliveira do Hospital decidiu assinar um protocolo com a ANCOSE para dar apoio às explorações, nomeadamente ao nível da vigilância e apoio médico veterinário por razões sanitárias”, justificou.

Em declarações à agência Lusa, o autarca explicou que este apoio contempla o pagamento da vacinação, desparasitação e análises ao sangue para despistagem de uma série de doenças, entre as quais a brucelose.

“A vacinação está prevista contra uma estirpe da doença da língua azul. A vacina contra a última estirpe identificada é financiada pela Direção Geral de Veterinária”, acrescentou.

Segundo José Francisco Rolo, este é um investimento na proteção "de todos aqueles que estão na génese de um produto de excelência como é o queijo Serra da Estrela com denominação de origem protegida".

“É um claro apoio a atividade agropastoril, aos nossos pastores. Para haver leite para produzir o melhor queijo do mundo, tem de haver condições”, evidenciou.

O protocolo esta sexta-feira formalizado permite que os veterinários municipais acompanhem e supervisionem 218 explorações agropecuárias (ovinos e caprinos) do concelho de Oliveira do Hospital, no interior do distrito de Coimbra.

“É um investimento na proteção de uma atividade essencial, com ocupação produtiva da paisagem. Defendemos desde sempre a importância de manter os pastos, a atividade agropastoril. Defendemos a ovelha bordaleira e a produção do queijo Serra da Estrela”, concluiu.

+ notícias: Norte

Douro regista subida considerável e espera-se um dia difícil

O rio Douro registou uma subida considerável durante a noite desta quinta-feira e o dia adivinha-se “difícil a nível do controle dos caudais” devido à muita chuva prevista para o Norte de Portugal e Espanha, segundo a Capitania do Douro.

PJ realiza buscas na Câmara de Mesão Frio

A Polícia Judiciária (PJ) realiza buscas na Câmara de Mesão Frio, distrito de Vila Real, numa investigação que estará relacionada com obras públicas no mandato 2017/2021, segundo fonte da autarquia.

Medidas cautelares “permanentemente reforçadas” no distrito do Porto devido ao mau tempo

O distrito do Porto registou 14 ocorrências durante a noite depois de na terça-feira ter registado 322, mas as medidas cautelares serão “permanentemente reforçadas” face aos “vários riscos” associados ao mau tempo, disse fonte da Proteção Civil.