Todos os distritos do continente sob aviso amarelo devido à chuva

Todos os distritos do continente sob aviso amarelo devido à chuva
| País
Porto Canal/ Agências

Todos os distritos de Portugal continental estão a partir desta sexta-feira sob aviso amarelo devido aos efeitos da depressão Jana, que vai trazer também vento, agitação marítima e queda de neve, segundo o IPMA.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta depressão ficará quase estacionária a noroeste da Península Ibérica até segunda-feira, estando associada uma superfície frontal fria e outro sistema com transporte de uma massa de ar frio sobre o arquipélago da Madeira.

Assim, segundo o Instituto, estão previstos para hoje no continente períodos de chuva, que será por vezes forte à passagem da superfície frontal fria, passando a regime de aguaceiros, que se manterão até domingo.

Esses aguaceiros ocorrerão sob a forma de neve acima de 1.500 metros de altitude no sábado.

Está também previsto vento forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora (km/h), podendo atingir 110 km/h nas terras altas, e agitação marítima.

Por causa do agravamento do estado do tempo, o IPMA emitiu aviso amarelo para todos os distritos do continente entre as 12:00 e as 15:00 de hoje e novamente entre as 03:00 e as 09:00 de sábado.

Foi também emitido aviso amarelo de vento para os distritos do Porto, Viseu, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga para hoje e sábado.

Quanto à ondulação, o IPMA emitiu aviso laranja para os distritos de Faro, Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja e Aveiro, Coimbra e Braga para domingo e segunda-feira, passando depois a amarelo.

Sob aviso laranja estão também os distritos da Guarda e Castelo Branco entre as 21:00 de sábado e as 00:00 de segunda-feira.

O IPMA emitiu aviso amarelo para Castelo Branco, Guarda, Bragança, Viseu e Vila Real para sábado e domingo devido à previsão de queda de neve.

Também o arquipélago da Madeira vai ser afetado pela depressão tendo o IPMA emitido aviso laranja para a Costa Norte da ilha da Madeira e Porto Santo entre sábado e segunda-feira por causa da agitação marítima forte, prevendo-se ondas de noroeste com 05 a0 6 metros, com altura máxima que pode atingir os 11 metros.

O arquipélago da Madeira está ainda sob aviso amarelo devido ao vento e chuva fortes a partir de hoje.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O agravamento do estado do tempo levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a alertar a população para a possibilidade de inundações e acidentes.

+ notícias: País

TAP cancela voos no dia 11 de dezembro devido a greve geral

A TAP está a cancelar voos no dia 11 de dezembro, dia em que está marcada uma greve geral em Portugal, e está a contactar os passageiros com alternativas, segundo um aviso no ‘site’ da companhia aérea.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.