CP estuda procura futura de comboios regionais, internacionais e noturnos Galiza-Algarve

CP estuda procura futura de comboios regionais, internacionais e noturnos Galiza-Algarve
| País
Porto Canal/ Agências

A CP - Comboios de Portugal contratou um estudo de procura para serviços regionais e pôs a concurso o estudo de comboios noturnos entre a Galiza e o Algarve, bem como ligações a Salamanca, consultou esta quinta-feira  a Lusa.

Em causa está um contrato assinado com a consultora Trenmo prevendo um estudo sobre o serviço regional no eixo Porto-Entroncamento, no âmbito de um concurso para estudos de procura dos serviços regionais das linhas do Minho, Norte, Beira Alta, Beira Baixa e Algarve, realizado para financiar a compra de 55 automotoras regionais incluídas na encomenda de 117 comboios, atualmente em tribunal.

Os estudos dividem-se em quatro lotes, abrangendo o primeiro a Linha do Minho e o seu "mercado potencial de procura de transporte regional e de longo curso, nomeadamente no eixo de alta velocidade entre Lisboa/Porto/Vigo/Corunha e ligação ao aeroporto Francisco Sá Carneiro".

Neste lote, prevê-se "a análise de seis cenários de oferta que abarquem os comboios internacionais Lisboa-Porto-Corunha (numa primeira fase Alta Velocidade + convencional e numa segunda fase só Alta Velocidade), comboios internacionais Faro-Corunha (convencional e noturno, com lugares sentados e serviço de camas), oferta regional e interregional Porto-Viana do Castelo – Valença".

Já o segundo lote diz respeito ao troço da Linha do Norte entre o Porto e o Entroncamento, incluindo Coimbra e Aveiro, visando três cenários que abarquem a "oferta cadenciada do comboio Regional, no troço Coimbra-Aveiro e no troço Entroncamento-Coimbra, com extensão desta oferta à Figueira da Foz" e uma "nova oferta interregional entre Lisboa e Porto em período noturno".

Quanto ao terceiro lote, que diz respeito às linhas da Beira Alta e Beira Baixa, o estudo analisará a "procura de transporte regional, de médio e longo curso sobre Lisboa e Porto e ligação internacional a Salamanca".

Preveem-se três cenários que abranjam a "oferta de longo curso nas Linhas de Beira Alta e Beira Baixa, Lisboa-Guarda-Salamanca (via Beira Alta), Lisboa-Covilhã-Guarda-Pampilhosa-Lisboa; Lisboa-Covilhã, Lisboa-Covilhã-Guarda (analisar viabilidade da sua extensão até ao Porto) e no troço Porto-Guarda-Covilhã".

Este lote prevê ainda a análise da "oferta regional e interregional nas Linhas de Beira Alta e Beira Baixa" e "a existência de serviços de Alta Velocidade com paragem em Coimbra que permita transbordo entre a oferta convencional e a Alta Velocidade".

Quanto ao último lote, que se refere à Linha do Algarve e ao estudo da procura e transporte regional e de longo curso na ligação a Lisboa e Évora, a CP pretende estudar cinco cenários que abarquem, por exemplo, a "oferta regional no eixo Tavira-Faro e oferta de longo curso entre Lisboa e Vila Real de Santo António, entre Porto-Lisboa-Faro e entre Lisboa-Lagos" e a "oferta regional e interregional nos troços Faro-Lagos e Vila Real de Santo António-Faro".

Incluem-se também na análise "comboios de Alta Velocidade Braga-Vila Real de Santo António", visando ainda "potenciar ligação ao corredor internacional Sul - comboio longo Curso entre Faro-Elvas".

"Com a elaboração destes estudos pretende-se avaliar a procura potencial de passageiros nas áreas de influência" dos lotes analisados "num horizonte de 30 anos, de acordo com cenários de evolução socioeconómica e de infraestruturas e da oferta de serviços ferroviários".

A futura linha de alta velocidade deverá ligar Porto e Lisboa numa hora e 15 minutos, com paragens possíveis em Gaia, Aveiro, Coimbra e Leiria. Já o percurso Porto-Vigo está estimado em 50 minutos.

A primeira fase (Porto-Soure) da linha de alta velocidade em Portugal deverá estar pronta em 2030, estando previsto que a segunda fase (Soure-Carregado) se complete em 2032, com ligação a Lisboa via Linha do Norte.

Quanto à ligação do Porto a Vigo, na Galiza (Espanha), prevista para 2032, estão planeadas estações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga, Ponte de Lima e Valença.

+ notícias: País

TAP cancela voos no dia 11 de dezembro devido a greve geral

A TAP está a cancelar voos no dia 11 de dezembro, dia em que está marcada uma greve geral em Portugal, e está a contactar os passageiros com alternativas, segundo um aviso no ‘site’ da companhia aérea.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.