Porto de Aveiro investe 1,7 milhões de euros na modernização das infraestruturas elétricas

Porto de Aveiro investe 1,7 milhões de euros na modernização das infraestruturas elétricas
Foto: Porto de Aveiro
| Norte
Porto Canal/ Agências

O Porto de Aveiro informou esta quarta-feira que vai reforçar o abastecimento elétrico para desenvolver as suas operações, num investimento superior a 1,7 milhões de euros.

“O Porto de Aveiro deu início a um projeto estratégico de modernização, com um investimento de 1.740 ME e um prazo de execução estimado de 365 dias, destinado a reforçar o abastecimento elétrico e impulsionar o desenvolvimento sustentável das suas operações”, adianta em nota de imprensa.

Aquela entidade tem a decorrer um concurso público para a execução da empreitada intitulada “Construção da Linha Mista a 60kV SE Gafanha - SE APA”, que prevê a construção de uma linha subterrânea e aérea em alta tensão (60kV) entre a Subestação da Gafanha da Nazaré e a futura Subestação do Porto de Aveiro.

“Esta obra é considerada essencial para o fortalecimento da infraestrutura elétrica do porto, garantindo maior capacidade para atender às crescentes exigências energéticas”, salienta a nota de imprensa.

De acordo com a administração portuária, trata-se de “um primeiro passo de uma série de iniciativas que visam aumentar significativamente a capacidade do Porto de Aveiro em fornecer e receber energia”.

A infraestrutura elétrica atual do porto de Aveiro tem limitações, o que, segundo a sua administração “restringe a expansão das atividades portuárias”.

“Com a nova ligação elétrica, será possível atender a novas necessidades, como o fornecimento de energia elétrica a navios durante a sua estadia em porto (On Shore Power Supply – OPS)”, assegura.

A nota de imprensa salienta ainda que a nova ligação “contribuirá para a redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE), alinhando-se com os objetivos de alcançar a neutralidade carbónica até 2050”.

“A nova ligação em alta tensão criará, ainda, condições para a implementação de projetos estratégicos adicionais, permitindo a eletrificação das operações portuárias, a substituição progressiva de fontes de energia fósseis, a atração de novas empresas e o aumento da competitividade do porto”, acrescenta.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.

Presidente da ULS Santo António no Porto julgado no Tribunal de Contas em abril

O presidente da Unidade Local de Saúde de Santo António, no Porto, e membros do conselho de administração vão ser julgados no Tribunal de Contas em abril por alegadas irregularidades na contratação de serviços, segundo página oficial do tribunal.