Coimbra recebe projecto de arte inspirado em Rauschenberg e De Kooning

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 03 set (Lusa) -- O projeto de Coimbra Linhas Cruzadas propõe, para o mês de setembro, "RauKoon - Rauschenberg x De Kooning - Um Combate Geracional", projeto que se traduzirá numa exposição, num concerto e em duas conversas, foi hoje anunciado.

As quatro iniciativas vão espalhar-se pelas casas das quatro estruturas Linhas Cruzadas - a sede do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, que fez o desafio, o Salão Brazil, a Casa da Esquina e a Oficina Municipal do Teatro.

A organização recorda que, "em 1953, o então jovem artista Robert Rauschenberg propôs a Willem de Kooning, então um dos mais consagrados artistas, um estranho desafio: que de Kooning lhe cedesse um desenho para o apagar".

"'Erased de Kooning Drawing' confirma, por antecipação, o que veio a ser grande parte da história do século XX, e mostra como um dos troços mais importantes da história da arte nesse tempo é o de 'destruição' ou 'apagamento' ou 'rasura'. É nesta linha de pensamento que surge 'RauKoon - Rauschenberg x De Kooning - Um Combate Geracional', o desafio lançado pelo Círculo de Artes Plásticas de Coimbra à plataforma Linhas Cruzadas", sintetiza uma nota de imprensa daquela estrutura.

O projeto tem início no sábado, com a exposição Pedro Vaz x João Queiroz (18:00), que durará até 27 de setembro, no Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, e que pode ser apreciada de terça-feira a sábado, das 14:00 às 18:00.

"O Círculo de Artes Plásticas junta dois artistas plásticos que trabalham em torno da representação da paisagem. Desenvolveram um trabalho sobre a Serra da Arrábida, por onde caminharam juntos e conversaram, um diálogo que dá forma à exposição", explica a Linhas Cruzadas.

O concerto "Luís Figueiredo: Erasing Monk", a 18 de setembro (22:00), no Salão Brazil, "inspira-se no raciocínio de Rauschenberg" e, "neste projeto, o Jazz ao Centro Clube convida o músico Luís Figueiredo para desenvolver um processo de criação através da desconstrução/reconstrução da obra do pianista e compositor Thelonious Monk".

Haverá ainda a conversa "Al Berto, o último habitante", a 19 de setembro (21:30), na Casa da Esquina, com "criadores contemporâneos que privaram ou se inspiraram na obra do poeta Al Berto para um dia em que se pretende falar e pensar sobre a pessoa e a obra e como perdura no tempo presente e influencia os seus trabalhos".

"A sessão vai contar com a presença de Vicente Alves do Ó, argumentista e realizador, e de Julieta Aurora Santos, diretora e encenadora do Teatro do Mar", lê-se na nota de imprensa.

"Joaquim Benite por Rodrigo Francisco" - o fundador do Teatro de Almada e o diretor que lhe sucede - é tema da outra conversa, a 30 de setembro (17:00), na Oficina Municipal de Teatro, com a participação de "O Teatrão".

"O Teatrão participa nesta programação com uma conversa entre Jorge Louraço Figueira, dramaturgo residente de 'O Teatrão' e crítico de teatro do jornal 'Público', e Rodrigo Francisco, diretor artístico da 'Companhia e do Festival de Teatro de Almada', encenador e dramaturgo, sobre o seu trabalho de continuidade e renovação deste icónico projeto teatral português fundado por Joaquim Benite".

SSS // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.