Aires Pereira deverá ser o novo rosto da Metro do Porto

Aires Pereira deverá ser o novo rosto da Metro do Porto
DR
| Porto
Ana Rita Gonçalves e João Nogueira

Três meses após terminar o seu mandato, Tiago Braga mantém-se em funções como presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto. Contudo, o cenário não deve manter-se por muito mais tempo, apurou o Porto Canal, que sabe que Aires Pereira é o novo nome apontado para o cargo pelo Governo. A nomeação deverá ser anunciada ainda em março.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

O Porto Canal soube, em exclusivo, que Aires Pereira, atual presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, poderá ser nomeado como novo presidente da Metro do Porto.

A nomeação de Aires Pereira surge após a caducidade do segundo mandato de Tiago Braga, no final do ano passado, e da intenção do Governo numa renovação da equipa que gere a empresa atualmente.

Apesar do seu mandato como presidente da Câmara da Póvoa de Varzim ainda estar em curso, Aires Pereira é o nome mais cogitado para assumir o cargo. Contactado pelo Porto Canal, o autarca não confirmou nem desmentiu a informação, mas garantiu que cumprirá o seu mandato até ao final.

Tanto a Metro do Porto como o Ministério das Infraestruturas preferiram não se pronunciar sobre o assunto.

A mudança na liderança da empresa está prevista para o final de março deste ano.

Recorde-se que Tiago Braga chegou ao cargo de presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto em 2019, em substituição de Jorge Delgado, que saiu para a Secretaria de Estado das Infraestruturas. O atual administrador foi reconduzido em 2022 para um segundo mandato de mais dois anos.

Aires Pereira tem funções no Conselho Fiscal

Atualmente, Aires Pereira é presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, mas também desempenha funções como vogal efetivo do Conselho Fiscal da Metro do Porto.

A confirmar-se a nomeação, Aires Pereira enfrentará um grande desafio à frente da empresa, com a pressão de resolver os problemas e atrasos nas obras da cidade, frequentemente criticados por Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto.

Envoltos de polémicas constantes, o autarca portuense acusa a Metro de uma gestão falhada, de consecutivos atrasos nas várias frentes de obra e uma falta de comunicação que tem impactos severos na cidade.

Com o fim do mandato de Rui Moreira à vista, espera-se que a nova equipa da Metro do Porto seja conhecida no final de março, possivelmente antes das eleições autárquicas.

Estado detém empresa após converter dívida histórica

Recorde-se que, no ano passado, o Estado passou a deter quase a totalidade da Metro do Porto, com 99,9% das ações, após uma reestruturação financeira que envolveu a conversão de dívida em capital.

A operação, no total de mais de 4 mil milhões de euros, resultou num aumento da participação estatal na empresa, diluindo a posição dos sete municípios da AMP e da STCP para apenas 0,1%.

 

+ notícias: Porto

Câmara do Porto vota redução de 0,5% no IRS e manutenção do IMI para 2026

O executivo da Câmara do Porto vai votar, na quarta-feira, a redução do IRS arrecadado pelo município, passando da taxa de 3% para 2,5% em 2026, e manter em 0,324% do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Pedro Duarte entrega Chaves da Cidade do Porto a Presidente de Moçambique

O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, entregou, esta terça-feira, as Chaves da Cidade ao Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, salientando que a atual estabilidade política portuguesa é propícia ao fortalecimento da cooperação entre os dois países.

Avião declara emergência após tentar aterrar no Porto

Um avião da Easyjet com destino ao Porto declarou emergência depois de duas tentativas de aterrar no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.