Rui Moreira: “A Diocese do Porto tem-se fartado de tomar decisões unilaterais”

Rui Moreira: “A Diocese do Porto tem-se fartado de tomar decisões unilaterais”
Foto: Ana Torres | Porto Canal
| Porto
Ana Francisca Gomes

O presidente da Câmara Municipal do Porto afirmou, esta segunda-feira, que a Diocese toma as suas decisões de forma unilateral, sem grande articulação com a autarquia. Rui Moreira falava a propósito de um conjunto de casas nas Eirinhas, Bonfim, que são propriedade da Diocese do Porto e que foram alvo de permuta, deixando os moradores em risco de serem despejados pelo novo senhorio, uma empresa de construção civil.

“O que podemos tentar fazer é entrar em contacto com a Diocese, o que não é muito fácil porque a Diocese se tem fartado de tomar medidas unilaterais, sem nos consultar (...). Entende a Diocese que não tem que articular com a CMP as suas decisões e políticas, mas fica aqui o compromisso que nós o faremos do nosso lado”, afirmou Rui Moreira após ser questionado pelo vereador do Bloco de Esquerda, Sérgio Aires, sobre a situação dos moradores.

O autarca e o vereador com o pelouro do Urbanismo e Espaço Público, Pedro Baganha, garantiram, contudo, que não está a tramitar qualquer processo para aquele terreno. “Espero que se a Diocese do Porto estiver com uma intenção de proceder à alienação daquelas casas, contacte o município porque podemos estar interessados, tal como já fizemos com outros bairros operários”, avançou Rui Moreira.

Já o vereador socialista Tiago Barbosa Ribeiro, que visitou estes moradores, lamentou “o desrespeito de alguns instituições”.

“Enfim, já andamos todos há muito neste mundo e sabemos que nenhuma empresa compra aquelas casas para ficar com contratos onde se pagam uns poucos euros por mês de renda … parece-me que aquelas pessoas têm de facto razões para andarem preocupadas. Estamos numa reunião pública e acho que se pode fazer um apelo à própria Diocese para procurar ver se não é possível alguma intervenção nesse negócio”, disse o eleito pelo Partido Socialista.

+ notícias: Porto

Porto celebra 25 de Abril com música, homenagens e desfile: conheça o programa e os cortes de trânsito

Nos 51 anos da Revolução dos Cravos, o Porto volta a celebrar a liberdade e a Avenida dos Aliados volta a ser o palco do programa que prevê atividades entre a noite desta quinta-feira e o feriado do dia 25.

Um dos acessos à VCI mais problemáticos no Porto vai entrar em obras durante três meses

Durante os próximos três meses, o acesso à VCI (Via de Cintura Interna) no nó de Paranhos, para quem circula no sentido Centro do Porto-Ponte do Freixo, vai estar em obras. O acesso vai ganhar duas vias, acabando com a cedência no acesso à autoestrada. A obra põe fim a um problema de obstrução do trânsito para quem está a sair da cidade do Porto.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.