Novo presidente da Câmara de Amarante assume pelouros de José Luís Gaspar

Novo presidente da Câmara de Amarante assume pelouros de José Luís Gaspar
Foto: Município de Amarante
| Norte
Porto Canal/ Agências

O presidente da Câmara de Amarante, Jorge Ricardo, que assumiu o cargo, no domingo, após renúncia de José Luís Gaspar, vai acumular os pelouros que já detinha aos que transitam do antigo chefe do executivo.

Segundo fonte autárquica, os pelouros de gestão financeira, obras municipais, captação de investimento e cultura transitam agora para o novo chefe do executivo.

Jorge Ricardo mantém, entretanto, os pelouros que já possuía como vice-presidente, nomeadamente habitação e freguesias, entre outros.

O anterior presidente José Luís Gaspar renunciou formalmente ao cargo no domingo, depois de ter sido designado pelo Governo para liderar o conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa, sediada em Penafiel.

O lugar vago no executivo foi ocupado por Estefânio Pinto, ex-adjunto de José Luís Gaspar.

Até ao final do mandato, o novo vereador vai ficar sem pelouro, uma vez que profissionalmente está ligado a uma empresa do setor privado, segundo a fonte.

Com esta alteração, até final do mandato, o executivo, em termos de regime de permanência, ficará reduzido a três elementos: o presidente e os vereadores Rita Batista e Adriano Santos.

O atual executivo é formado por cinco eleitos da coligação PSD/CDS e quatro do PS.

O novo presidente da câmara, cargo que acumula com a liderança da concelhia social-democrata, anunciou recentemente que será o cabeça-de-lista da coligação nas autárquicas deste ano.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.