Funcionário municipal de Braga roubou coluna de iluminação da autarquia para entregá-la a um clube de futebol, diz MP

Funcionário municipal de Braga roubou coluna de iluminação da autarquia para entregá-la a um clube de futebol, diz MP
| Norte
Porto Canal/Agências

O Ministério Público (MP) acusou de peculato e simulação de crime um funcionário municipal de Braga que se apropriou de uma coluna de iluminação da autarquia para entregá-la a um clube de futebol, simulando depois o seu furto.

Em nota publicada esta terça-feira na página da Internet, a Procuradoria-Geral Distrital do Porto (PGDP) conta que, em 09 de novembro de 2022, quando o arguido “exercia funções de encarregado operacional no serviço gestão de equipamentos” do município de Braga, “e em virtude dessas funções, decidiu retirar do local onde estava depositado o material pertencente à autarquia, uma coluna de iluminação metálica, de 12 metros, e entregá-la a um clube de futebol”.

Perto de duas semanas depois, em 22 de novembro de 2022, quando foi solicitado ao arguido “que procedesse ao transporte da coluna de iluminação metálica para uma obra que estava a ser realizada pelo município de Braga”, este, “com o intuito de ocultar a sua conduta, informou que a coluna tinha sido subtraída e, posteriormente participou o furto à PSP”.

A acusação esteve a cargo do MP no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Braga (1.ª secção) e foi deduzida em 11 de fevereiro deste ano.

O arguido está acusado de um crime de peculato e de outro de simulação de crime.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.

Presidente da ULS Santo António no Porto julgado no Tribunal de Contas em abril

O presidente da Unidade Local de Saúde de Santo António, no Porto, e membros do conselho de administração vão ser julgados no Tribunal de Contas em abril por alegadas irregularidades na contratação de serviços, segundo página oficial do tribunal.