Nova vereadora da Câmara da Maia fica com pelouros da Ciência e Juventude

Nova vereadora da Câmara da Maia fica com pelouros da Ciência e Juventude
| Norte
Porto Canal/ Agências

A nova vereadora da Câmara da Maia Susana Neto vai ocupar o cargo a meio tempo, ficando com os pelouros da Ciência e Juventude, segundo um despacho do presidente da autarquia a que a Lusa teve acesso.

No documento, datado de 11 de fevereiro e que determina a criação do pelouro da Ciência, António Silva Tiago (PSD/CDSS-PP) refere que “mercê da renúncia ao mandato de vereador de Paulo Ramalho”, que deixou o executivo para ocupar o cargo de vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, a nova vereadora passa a exercer aqueles pelouros que criou “por autonomização relativamente aos pelouros que integravam essas áreas da ação municipal”.

Silva Tiago explica que, “face à nova composição do executivo municipal, ao tempo transcorrido desde 2021 e à evolução da atividade do município, para além da designação de novos responsáveis políticos para os pelouros que estavam sob a responsabilidade do anterior vereador Paulo Ramalho”, entendeu “ser igualmente pertinente introduzir algumas alterações de pormenor no elenco dos pelouros, com o intuito de melhorar as suas lógica e racionalidade organizativa” do executivo.

Assim, o autarca determinou que à sua vice-presidente e vereadora Emília Santos fiquem atribuídos os pelouros da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Demografia, atribuindo ao vereador Mário Neves as pastas dos Transportes e Mobilidade, Cultura e Conhecimento, Segurança, Proteção Civil e Fiscalização, Planeamento Territorial e Relações Internacionais.

A vereadora Marta Peneda fica com os pelouros da Qualidade de Vida, Ambiente, Clima e Energia, enquanto o vereador Hernâni Ribeiro com Desporto e Dinamização Territorial, Administração, Modernização e Eficiência Governativa, Digitalização do Território e Turismo.

Já o presidente fica com os pelouros da Habitação, Finanças, Orçamento e Património, Recursos Humanos, Assuntos Jurídicos, Urbanismo, Obras Municipais e Competitividade Económica e Agricultura.

O despacho esclarece ainda que “na prossecução e gestão da missão do Financiamento Municipal com recurso a Fundos Comunitários, que integra o pelouro das Finanças, Orçamento e Património”, o presidente daquela Câmara Municipal no distrito do Porto será coadjuvado pela vice-presidente e na gestão do pelouro da Competitividade Económica e Agricultura será coadjuvado pelo vereador Mário Neves.

Susana Neto tomou posse em 20 de janeiro.

+ notícias: Norte

PJ detém suspeito de esfaquear três pessoas em Santa Maria da Feira

A Polícia Judiciária (PJ) divulgou, esta segunda-feira, a detenção de um homem, de 25 anos, suspeito de ter esfaqueado três pessoas num bar em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro.

Ministra da Saúde recusa caos no SNS e garante que não desiste

A ministra da Saúde recusou, esta segunda-feira, que exista caos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), negou que se desvalorize o que corre “menos bem” e reafirmou que não vai desistir do cargo.

Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro realiza auditoria à unidade de saúde de Estarreja

A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) vai realizar, a partir de terça-feira, uma auditoria interna à Unidade de Saúde de Cuidados Personalizados de Estarreja, revelou esta segunda-feira uma fonte municipal.