Empresa municipal Ágora muda-se para antiga sede da Liga Portuguesa de Futebol no Porto

Empresa municipal Ágora muda-se para antiga sede da Liga Portuguesa de Futebol no Porto
DR
| Porto
Porto Canal

O antigo edifício da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), situado na rua da Constituição, é a nova morada da empresa Ágora Cultura e Desporto do Município do Porto. A informação foi avançada, esta terça-feira, pelo presidente da Câmara na cerimónia de apresentação de um livro dedicado ao novo edifício da Liga Portugal.

“Nós temos uma empresa municipal que trata do desporto, cultura e entretenimento que estava retalhada em vários edifícios, um deles junto ao Campo da Pasteleira, e quando este edifício vem à posse da Câmara, através da permuta que foi feita, entendemos que devíamos aproveitar aquele edifício para ser a sede da Ágora”, afirmou Rui Moreira aos jornalistas, realçando “as ótimas condições” do local.

Nos últimos meses de 2024, a autarquia, através da empresa municipal GO Porto - Gestão e Obras de Porto, adjudicou por ajuste direto, no valor de 15 mil euros, ao atelier João Fonseca & Gisela Pinto, Arquitetura e Design, Lda, o projeto de arquitetura para a nova sede.

A instituição desportiva inaugurou a Arena Liga Portugal, situada em Ramalde, em dezembro. O novo espaço tem 10 andares, incluindo três para escritórios e serviços complementares, dois destinados a estacionamento subterrâneo, e um com a escola da Liga. A mudança de instalações surgiu em sequência ao contrato de permuta feito com a autarquia portuense.

“Não se desperdiçou nada. É muito das contas à moda do Porto e aquela ideia de que se um edifício vem à nossa posse, não vamos desperdiçar, nem alienar, vamos fazer dele a sede do desporto da Câmara que é a Ágora”, disse ainda o autarca.

+ notícias: Porto

Idosos de Gaia voltam a ter Andante comparticipado com cartão Gaia Amiga

O presidente da Câmara de Gaia anunciou esta quinta-feira que, a partir de março, as pessoas com mais de 65 anos e pensionistas poderão usufruir do cartão Gaia Amiga e ter o passe Andante totalmente ou em parte comparticipado.

Escolas médicas da Universidade do Porto lançam licenciatura em Saúde Pública

As duas escolas de saúde da Universidade do Porto (U.Porto) vão abrir em setembro, no ano letivo 2026/27, uma nova licenciatura em Ciências da Saúde Pública, que visa formar profissionais capazes de intervir em ameaças emergentes.

Porto e Galiza exigem TGV em 2032 sem interferência da ligação Lisboa-Madrid

Os presidentes da Câmara do Porto e da Junta da Galiza exigiram que a ferrovia de alta velocidade nas regiões esteja concluída em 2032, vincando que a ligação Lisboa-Madrid não pode impedir a prioridade do Eixo Atlântico.