Xeyrius Williams: “Se baixarmos a guarda, as coisas podem tornar-se difíceis para nós”

Porto Canal
Depois de uma noite memorável na Turquia, é tempo de mudar de voltar a mudar o chip para a Liga Portuguesa de Basquetebol, pois a 14.ª jornada reserva uma deslocação ao Pavilhão Unidade Vimaranense, em Guimarães, e um duelo com o Vitória SC (domingo, 19h00, RTP2). No lançamento da partida, Xeyrius Williams garantiu que os Dragões querem fazer “mais uma grande exibição” perante uma equipa cuja qualidade não está refletida na tabela. O FC Porto é 2.º classificado, com 23 pontos, menos três do que o líder Benfica, mas tem menos um encontro disputado, enquanto o Vitória SC segue na 10.ª posição, com 20.
O triunfo em casa do Tofas Bursa
“Mantermo-nos unidos foi a chave. Estávamos sem alguns jogadores importantes, mas sabíamos que tínhamos de lutar e dar o nosso melhor. Correu tudo a nosso favor.”
Cansaço na equipa?
“Decididamente. O Tofas Bursa é uma equipa muito boa, muito física e joga numa Liga muito boa. Sabíamos que ia ser difícil jogar contra eles, mas faz parte do jogo, estamos habituados e estamos a preparar-nos para o Vitória SC nestes dias. Queremos fazer mais uma grande exibição.”
A mudança de chip
“Sim e não. É basquetebol, aconteça o que acontecer. Todas as equipas são boas, são as viagens que tornam as coisas mais difíceis, o acordar cedo, etc, mas estamos gratos por fazer parte de tudo isto e em disputarmos ambas as competições, que queremos continuar a disputar. Vamos continuar a tentar tirar o melhor de tudo. Por vezes sentimos cansaço, mas temos de lutar contra isso.”
O Vitória SC
“Esperamos uma equipa que vai dar tudo. Sabemos que, quando as outras equipas jogam contra nós, é o jogo do campeonato para elas, por isso temos de ir lá para dentro e respeitar o Vitória SC. A classificação não o demonstra, mas eles são bem orientados e têm jogadores muito bons, jogámos contra eles no início da época. Sabemos que, se baixarmos a guarda, as coisas podem tornar-se difíceis para nós, por isso vamos focar-nos nos próximos dias para estarmos preparados.”
Vitória por 88-80 no Dragão Arena
“Acho que somos uma equipa diferente da que éramos na altura. Ainda estávamos a entrosar-nos, alguns jogadores ainda estavam a adaptar-se, e não estou a dizer que agora vai ser um resultado louco, mas o nosso objetivo é ganhar, independentemente de tudo. Se fizermos aquilo que temos feito nos últimos jogos, jogando em equipa, partilhando a bola e defendendo, pois temos defendido muito bem coletivamente, se continuarmos a fazer isso, podemos vencer qualquer equipa.”