Proteção Civil alerta para "agravamento do perigo de incêndio florestal" até quarta-feira

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 set (Lusa) -- A Proteção Civil alertou hoje para "o agravamento do perigo de incêndio florestal" e determinou "o prolongamento do nível de prontidão" dos meios de combate em quatro distritos do interior, até às 20:00 de quarta-feira.

Em comunicado, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alerta para "índices de risco de incêndio com níveis muito elevados a extremos, nas regiões do norte e do centro", persistindo esta situação, na quarta-feira, nas regiões do interior centro, devido à continuação do tempo quente.

Face às previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a ANPC determinou o prolongamento do nível de prontidão do Sistema Integrado de Operações de Socorro (SIOPS), no quadro do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF), para os distritos de Bragança, Castelo Branco, Guarda, Vila Real e Viseu, entre as 20:00 de hoje as 20:00 de quarta-feira.

O IPMA prevê para a madrugada de quarta-feira, nas regiões do interior norte e centro, uma temperatura mínima com valores elevados, entre os 20 e os 24 graus.

Para quarta-feira, o IPMA indica que as temperaturas podem chegar aos 32 graus nas regiões do interior e do sotavento algarvio.

Nesse sentido, a ANPC recomenda a adoção dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução.

Segundo a ANPC, é proibido realizar queimadas ou outras fogueiras ou lançar balões com mecha acesa ou qualquer tipo de foguetes, assim como fumar em espaços florestais.

CMP // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Parlamento aprova fim das portagens nas ex-SCUT. A Norte, há três autoestradas que vão sofrer alterações

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".