Freguesia da Feira em vias de desagregação em risco de perder centro de saúde

Freguesia da Feira em vias de desagregação em risco de perder centro de saúde
| Norte
Porto Canal/ Agências

A freguesia do Vale, que viu aprovada a sua desagregação administrativa no concelho de Santa Maria da Feira, pode perder o centro de saúde local, confirmou esta quinta-feira essa autarquia do distrito de Aveiro e Área Metropolitana do Porto.

Em causa está o anúncio de que a unidade de saúde instalada no edifício da Junta de Freguesia do Vale será transferida para outra morada, em concreto a da recém-construída Unidade de Saúde Familiar de Canedo, Vale e Vila Maior – que abrirá em fevereiro, para servir o território das três freguesias agregadas em 2013.

A Unidade Local de Saúde do Entre Douro e Vouga (ULS EDV) – que, a partir do Hospital São Sebastião, gere todas as unidades de saúde da rede pública do concelho da Feira – ainda não deu esclarecimentos sobre o assunto, mas a câmara municipal diz que se opõe ao encerramento.

“Continuamos em contacto com a ULS EDV, que está a analisar os argumentos que apresentámos e a apurar com que profissionais poderá contar, e demos nota da nossa discordância em relação a esta hipótese de encerramento, uma vez que as circunstâncias se alteraram significativamente com a reorganização do mapa administrativo das freguesias”, declara à Lusa o presidente da autarquia, Amadeu Albergaria.

“Demonstrámos também a nossa disponibilidade para realizarmos qualquer obra que se revele necessária no edifício ou colaborarmos em qualquer outra situação que contribua para a manutenção deste centro de saúde no Vale”, acrescenta o autarca social-democrata.

A Lusa também contactou a União das Juntas de Freguesia de Canedo, Vale e Vila Maior, cujo presidente, igualmente do PSD, não esteve disponível para esclarecimentos.

+ notícias: Norte

Cinco distritos no Norte do país sob aviso laranja devido à agitação marítima forte

Cinco distritos do Norte do país vão estar esta sexta-feira sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Capacidade de inovação da região Norte está distribuída "de forma desigual", considera OCDE

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) considerou, num relatório que será apresentado na sexta-feira, que o Norte tem "vantagens claras" na inovação e desenvolvimento, mas a sua capacidade está "distribuída de forma desigual" pela região.

Savannah pode retomar trabalhos de prospeção de lítio em Boticas

A Savannah Resources pode retomar de imediato a prospeção de lítio no concelho de Boticas, depois de uma providência cautelar ter suspendido os trabalhos durante duas semanas, anunciou esta sexta-feira a empresa.