Homem detido em flagrante por captura ilegal de meixão

Homem detido em flagrante por captura ilegal de meixão
| Norte
Porto Canal/ Agências

Um homem de 37 anos foi detido em Matosinhos por captura ilegal de meixão (Anguilla anguilla), anunciou esta quinta-feira a GNR, adiantando que o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) apreendeu nove quilos dessa espécie de enguia.

“No âmbito de uma ação de fiscalização, os elementos do SEPNA detetaram, junto ao rio Leça, um homem na captura ilegal de meixão, motivo que levou à sua detenção em flagrante”, refere a GNR em comunicado, acrescentando que o homem foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Matosinhos.

Nesta operação, que ocorreu na quarta-feira, foram também apreendidos nove quilos de meixão vivo, que foi devolvido ao seu habitat natural, e quatro instrumentos utilizados para a captura ilegal desta espécie.

A enguia europeia (Anguilla anguilla), que na fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie.

+ notícias: Norte

Presidente da TMP assume que há "problemas graves" nos lotes da Unir a sul do Douro

O presidente da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), Marco Martins, confirmou esta quarta-feira que há "problemas graves" na operação nos lotes da rede Unir a sul do rio Douro, esperando poder começar a fiscalizar os operadores em abril.

Luísa Salgueiro revela que obras nos molhes da Docapesca em Matosinhos avançam em breve

A presidente da Câmara de Matosinhos revelou, esta quarta-feira, que a Docapesca tem verbas previstas no orçamento para as obras necessárias nos molhes e que estas avançarão em breve, não devendo ficar dependente do Programa 2030.

Investimento de 11 milhões de euros vai "desatar nó górdio" do trânsito na cidade de Braga

O projeto de reorganização do Nó de Infias, um dos principais pontos de congestionamento viário da cidade de Braga, está pronto, devendo as obras custar 11 milhões de euros, foi esta quarta-feira anunciado.