Homem detido em flagrante por captura ilegal de meixão

Homem detido em flagrante por captura ilegal de meixão
| Norte
Porto Canal/ Agências

Um homem de 37 anos foi detido em Matosinhos por captura ilegal de meixão (Anguilla anguilla), anunciou esta quinta-feira a GNR, adiantando que o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) apreendeu nove quilos dessa espécie de enguia.

“No âmbito de uma ação de fiscalização, os elementos do SEPNA detetaram, junto ao rio Leça, um homem na captura ilegal de meixão, motivo que levou à sua detenção em flagrante”, refere a GNR em comunicado, acrescentando que o homem foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Matosinhos.

Nesta operação, que ocorreu na quarta-feira, foram também apreendidos nove quilos de meixão vivo, que foi devolvido ao seu habitat natural, e quatro instrumentos utilizados para a captura ilegal desta espécie.

A enguia europeia (Anguilla anguilla), que na fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.