Município de Nelas recebeu 351 candidaturas ao apoio simplificado devido aos incêndios de 2024

Município de Nelas recebeu 351 candidaturas ao apoio simplificado devido aos incêndios de 2024
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Câmara de Nelas recebeu 351 candidaturas ao apoio simplificado na sequência dos incêndios de setembro de 2024 que causaram um prejuízo total de 1,5 milhões de euros (ME).

“Face aos prejuízos e danos causados pelos incêndios ocorridos no concelho em setembro de 2024, o Município de Nelas, através do seu Gabinete Técnico Florestal e de Apoio ao Agricultor, recebeu 351 candidaturas para o apoio simplificado”, anunciou esta quinta-feira a Câmara.

Na nota de imprensa, o Município de Nelas, no distrito de Viseu, lembrou que o apoio simplificado, destinado a prejuízos na atividade agrícola até seis mil euros, foi uma medida implementada pelo Governo.

A candidatura terminou em 31 de dezembro de 2024 e contou com o apoio de equipas multidisciplinares do Município de Nelas junto dos munícipes lesados, tanto no acompanhamento, como agilização e submissão dos pedidos.

“Findo agora o prazo de candidaturas e concluído o levantamento dos danos, o Município de Nelas declara prejuízos totais que ascendem a 1.476.056 euros”.

À agência Lusa, a Câmara já tinha adiantado que, do valor total, 1,5 ME, quase 700 mil diziam respeito a equipamentos e infraestruturas municipais; cerca de 500 mil euros eram de pequenos agricultores e quase 350 mil euros da Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM).

Entre os equipamentos municipais, a Câmara disse que foram gravemente afetadas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e estações elevatórias, e também um estádio de futebol em Vale de Madeiros, entre outros equipamentos.

Com um total de 2.305 hectares de área ardida, o presidente, Joaquim Amaral, especificou que foi “maioritariamente mancha florestal, seguida de agrícola, essencialmente vinha, olival e terrenos agrícolas da economia familiar de subsistência”, com alguns empreendimentos de pequena e média dimensão.

“Sobretudo pessoas idosas, mas estamos também a falar de muita gente nova com negócios em áreas como a suinicultura, a cunicultura, a avicultura, a vitivinicultura e a criação de ovelhas e cabras para produção do leite usado no fabrico de queijo Serra da Estrela”, contou.

Após os incêndios, o Município de Nelas implementou um conjunto de incentivos para os mais afetados no sentido de dar resposta a situações referenciadas nas áreas de bens de primeira necessidade, saúde, ação social e na área agrícola e animal, com uma verba de 10 mil euros e isenção de pagamento do custo acrescido de consumo de água e saneamento na faturação do mês de setembro de 2024.

Nove pessoas morreram e mais de 170 ficaram feridas em consequência dos incêndios que atingiram as regiões Norte e Centro de Portugal, naqueles incêndios.

+ notícias: Norte

Presidente da TMP assume que há "problemas graves" nos lotes da Unir a sul do Douro

O presidente da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), Marco Martins, confirmou esta quarta-feira que há "problemas graves" na operação nos lotes da rede Unir a sul do rio Douro, esperando poder começar a fiscalizar os operadores em abril.

Luísa Salgueiro revela que obras nos molhes da Docapesca em Matosinhos avançam em breve

A presidente da Câmara de Matosinhos revelou, esta quarta-feira, que a Docapesca tem verbas previstas no orçamento para as obras necessárias nos molhes e que estas avançarão em breve, não devendo ficar dependente do Programa 2030.

Investimento de 11 milhões de euros vai "desatar nó górdio" do trânsito na cidade de Braga

O projeto de reorganização do Nó de Infias, um dos principais pontos de congestionamento viário da cidade de Braga, está pronto, devendo as obras custar 11 milhões de euros, foi esta quarta-feira anunciado.