Câmara da Murtosa lança empreitada para requalificar centro do Bunheiro por um milhão de euros

Câmara da Murtosa lança empreitada para requalificar centro do Bunheiro por um milhão de euros
Foto: CM Murtosa
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Câmara da Murtosa lançou a empreitada de “Requalificação da Envolvente ao Lavadouro no Bunheiro”, com um preço base superior a um milhão de euros e um prazo de execução de oito meses, foi esta quinta-feira anunciado.

“É uma obra de grande relevância que virá qualificar urbanística e ambientalmente uma extensa área que se desenvolve na zona poente da centralidade da freguesia do Bunheiro, tendo como eixo a Avenida Júlio Tavares Rebimbas, sensivelmente entre a Rua do Lavadouro, a norte, e a Rua do Caminho da Igreja, a sul”, descreve a autarquia.

Segundo uma nota de imprensa, a intervenção “visa a criação de novas áreas de usufruto público, incluindo a execução de um parque recreativo, e o enquadramento paisagístico do lavadouro existente”.

No novo parque recreativo, descreve a autarquia do distrito de Aveiro, prevê-se a implantação de uma área de jogo informal, um núcleo de recreio infantil, postos de equipamento ‘fitness’ e áreas de estadia.

A Câmara da Murtosa adianta ainda que a zona terá uma estrutura verde, com maciços arbóreo-arbustivos, protegendo as áreas de fruição das vias circundantes, e será feito um percurso pedonal de ligação à Fonte de São Gonçalo.

Está também prevista a remodelação e extensão do Largo Reitor Domingos Ruela e a construção de um parque de estacionamento a sul do cemitério.

“Na zona do lavadouro e ao longo dos muros norte e poente do cemitério será criada uma estrutura verde de enquadramento e proteção, com a integração de percursos pedonais e mobiliário urbano de apoio, incluindo núcleos com mesas e bancos corridos para piqueniques”, expõe.

No Largo Reitor Domingos Pinho será feita a remodelação integral do sistema viário, com a criação de uma praça pedonal que se estenderá até à entrada do cemitério, e o estacionamento da Rua do Caminho da Igreja vai ser ampliado para norte, passando a ter uma capacidade para 106 lugares.

“Ainda no âmbito da empreitada, está prevista a requalificação da Ribeira do Solão e da Ribeira do Isqueirinho, incluindo a reabilitação dos percursos existentes em saibro natural e a erradicação das espécies infestantes”, acrescenta a nota de imprensa.

+ notícias: Norte

Linha de Leixões captou quase 18 mil passageiros nos primeiros 10 dias após reabrir

A Linha de Leixões captou quase 18 mil passageiros desde que reabriu entre Campanhã e Leça do Balio, dos quais 2.200 em dias úteis, divulgou esta quarta-feira o ministro das Infraestruturas, baseado em dados da CP.

Infraestruturas de Portugal lança concurso de 150 milhões de euros para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde para quatro vias

A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou esta quarta-feira o concurso público para o alargamento da Linha do Minho de duas para quatro vias no troço entre Contumil (Porto) e Ermesinde (Valongo), com um preço base de 150 milhões de euros.

Presidente da TMP assume que há "problemas graves" nos lotes da Unir a sul do Douro

O presidente da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), Marco Martins, confirmou esta quarta-feira que há "problemas graves" na operação nos lotes da rede Unir a sul do rio Douro, esperando poder começar a fiscalizar os operadores em abril.