Câmara da Murtosa lança empreitada para requalificar centro do Bunheiro por um milhão de euros

Porto Canal/ Agências
A Câmara da Murtosa lançou a empreitada de “Requalificação da Envolvente ao Lavadouro no Bunheiro”, com um preço base superior a um milhão de euros e um prazo de execução de oito meses, foi esta quinta-feira anunciado.
“É uma obra de grande relevância que virá qualificar urbanística e ambientalmente uma extensa área que se desenvolve na zona poente da centralidade da freguesia do Bunheiro, tendo como eixo a Avenida Júlio Tavares Rebimbas, sensivelmente entre a Rua do Lavadouro, a norte, e a Rua do Caminho da Igreja, a sul”, descreve a autarquia.
Segundo uma nota de imprensa, a intervenção “visa a criação de novas áreas de usufruto público, incluindo a execução de um parque recreativo, e o enquadramento paisagístico do lavadouro existente”.
No novo parque recreativo, descreve a autarquia do distrito de Aveiro, prevê-se a implantação de uma área de jogo informal, um núcleo de recreio infantil, postos de equipamento ‘fitness’ e áreas de estadia.
A Câmara da Murtosa adianta ainda que a zona terá uma estrutura verde, com maciços arbóreo-arbustivos, protegendo as áreas de fruição das vias circundantes, e será feito um percurso pedonal de ligação à Fonte de São Gonçalo.
Está também prevista a remodelação e extensão do Largo Reitor Domingos Ruela e a construção de um parque de estacionamento a sul do cemitério.
“Na zona do lavadouro e ao longo dos muros norte e poente do cemitério será criada uma estrutura verde de enquadramento e proteção, com a integração de percursos pedonais e mobiliário urbano de apoio, incluindo núcleos com mesas e bancos corridos para piqueniques”, expõe.
No Largo Reitor Domingos Pinho será feita a remodelação integral do sistema viário, com a criação de uma praça pedonal que se estenderá até à entrada do cemitério, e o estacionamento da Rua do Caminho da Igreja vai ser ampliado para norte, passando a ter uma capacidade para 106 lugares.
“Ainda no âmbito da empreitada, está prevista a requalificação da Ribeira do Solão e da Ribeira do Isqueirinho, incluindo a reabilitação dos percursos existentes em saibro natural e a erradicação das espécies infestantes”, acrescenta a nota de imprensa.