Núcleo Norte da Liga Contra Cancro apela à participação em cordão humano

Núcleo Norte da Liga Contra Cancro apela à participação em cordão humano
| Norte
Porto Canal/ Agências

O núcleo Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRN) organiza terça-feira, Dia Mundial do Cancro, um cordão humano em frente à Câmara Municipal do Porto para “dar visibilidade a um problema de todos”, disse esta quarta-feira o presidente.

“A possibilidade de uma pessoa ter cancro durante a sua vida é cada vez maior. A doença oncológica é um problema de todos e todos são os doentes, as famílias, os profissionais, mas toda a sociedade e os responsáveis políticos também”, disse Vítor Veloso.

Em declarações à agência Lusa, e em jeito de apelo à participação de toda a sociedade, o presidente do núcleo Norte defendeu que o Dia Mundial do Cancro “não deve ser visto como uma simples efeméride”, mas sim como “uma oportunidade para pensar e agir”.

“É uma data extremamente importante. Queremos chamar atenção de todas as pessoas, da comunidade, da sociedade, e dos responsáveis políticos que, embora digam que a saúde é uma prioridade, por vezes temos algumas dúvidas que isso aconteça na realidade”, referiu.

Para Vítor Veloso, “faltam políticas e medidas estruturantes no sistema de saúde na área oncológica”.

Com o mote “Unidos Por Cada Um”, que enfatiza a importância dos cuidados personalizados e centrados nas pessoas, tratando a pessoa, e não a doença, na terça-feira, pelas 12h00, está prevista a realização de um cordão humano no centro do Porto, em frente à câmara municipal, uma iniciativa que pretende unir a comunidade num gesto simbólico de solidariedade e reforçar a mensagem da importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

“Só assim é que vamos diminuir a mortalidade, só assim é que melhoramos a qualidade de vida dos doentes”, frisou Vítor Veloso.

Informação remetida à Lusa acrescenta que o NRN lançou o repto a todas as delegações do Norte do país para promoverem cordões humanos nas suas escolas, instituições e cidades.

No Porto, a Liga planeia juntar doentes, voluntários e comunidade em geral.

“Todos são bem-vindos. Ajudem-nos a dar visibilidade a esta causa”, concluiu o presidente.

No mesmo dia, pelas 10h00, serão entregues 15 bolsas de investigação oncológica da LPCC-NRN 2025 no valor de 234 mil euros.

No convite enviado à Lusa, o NRN aponta que este momento sublinha “o compromisso em apoiar projetos inovadores na área da oncologia, incentivando avanços científicos que possam melhorar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do cancro”.

“Este Dia Mundial do Cancro é uma oportunidade para envolver a sociedade civil, reforçar laços de solidariedade e promover a importância de uma abordagem integrada no combate ao cancro”, conclui.

+ notícias: Norte

Linha de Leixões captou quase 18 mil passageiros nos primeiros 10 dias após reabrir

A Linha de Leixões captou quase 18 mil passageiros desde que reabriu entre Campanhã e Leça do Balio, dos quais 2.200 em dias úteis, divulgou esta quarta-feira o ministro das Infraestruturas, baseado em dados da CP.

Infraestruturas de Portugal lança concurso de 150 milhões de euros para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde para quatro vias

A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou esta quarta-feira o concurso público para o alargamento da Linha do Minho de duas para quatro vias no troço entre Contumil (Porto) e Ermesinde (Valongo), com um preço base de 150 milhões de euros.

Presidente da TMP assume que há "problemas graves" nos lotes da Unir a sul do Douro

O presidente da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), Marco Martins, confirmou esta quarta-feira que há "problemas graves" na operação nos lotes da rede Unir a sul do rio Douro, esperando poder começar a fiscalizar os operadores em abril.