Câmara do Porto inicia renovação do Passeio das Virtudes no âmbito da Rede 20
![Câmara do Porto inicia renovação do Passeio das Virtudes no âmbito da Rede 20](http://portocanal.sapo.pt/uploads/cache/noticia_00360578-580x326.jpg)
Porto Canal/ Agências
A Câmara Municipal do Porto vai iniciar na segunda-feira a obra de renovação da zona do Passeio das Virtudes para dar prioridade aos peões e à mobilidade suave, no âmbito da Rede 20, que deverá estar concluída em maio.
Em comunicado, o município afirma esta quarta-feira que a obra, a cargo da empresa municipal GO Porto, arranca na segunda-feira e irá repensar o espaço público, privilegiando os peões e mobilidade suave, no âmbito da Rede 20, uma rede de percursos prioritários para peões, bicicletas e trotinetes que abrange cerca de 30 quilómetros de arruamentos e estabelece, em alguns, uma velocidade máxima de circulação automóvel de 20 quilómetros por hora.
A empreitada de renovação do Passeio das Virtudes vai também ter em conta “o alargamento das caldeiras de árvores, as necessidades do comércio local, assim como o estacionamento para residentes”.
No Passeio das Virtudes serão criadas “vias de partilha sem segregação de faixas funcionais”, ou seja, não irá existir uma delimitação física entre a circulação pedonal e a circulação rodoviária.
“Com este redesenho da via pública, promove-se a partilha do espaço por todos os diferentes modos de deslocação e é dada prioridade efetiva aos modos suaves sobre os modos motorizados”, afirma o município.
No fim dos arruamentos serão criadas rampas para promover “a acalmia de tráfego e a redução da velocidade de circulação”, que será limitada a 20 quilómetros por hora.
A empreitada tem um prazo de execução de 180 dias e irá desenvolver-se em duas fases.
A primeira fase incide sobre o Passeio das Virtudes e deverá estar concluída em maio.
Já a sua fase irá incidir sobre as ruas de S. Bento da Vitória e de S. Miguel, devendo estar concluída em agosto.
A obra foi adjudicada por cerca de 388 mil euros, adianta o município.
Na sequência da empreitada, entre 03 de fevereiro e 19 de abril, o trânsito no Passeio das Virtudes será proibido, exceto para cargas e descargas e para o acesso a garagens.
Durante esse período, o sentido de trânsito no troço compreendido entre a Rua Francisco da Rocha Soares e a Rua Barbosa de Castro será invertido.
A Rede 20 incide no centro da cidade, num polígono com 2,4 quilómetros quadrados definido pelas ruas Álvares Cabral e Gonçalo Cristóvão (a norte), ruas da Restauração, D. Manuel II, Maternidade, Boa Nova e Boa Hora (a poente), e pelas ruas da Alegria e Fontainhas (a nascente).
A Rede 20 será implementada de forma gradual, prevendo-se que esteja concluída em três anos.