FC Porto (Voleibol): Regresso às vitórias no campeonato
Porto Canal
Depois de um desaire em Guimarães e de uma vitória na Eslovénia, o FC Porto venceu o Castêlo da Maia, por 3-0, na 17.ª ronda do campeonato de voleibol. Com este resultado, as portistas somam 36 pontos em 17 jogos e sobem provisoriamente ao terceiro posto da tabela classificativa, atrás do Benfica (40) e do Sporting (39).
Após um arranque forte (3-0), seguiu-se um período de algumas falhas que se traduziu num empate a 5, mas as tetracampeãs impuseram-se, aproveitaram o sideout para pontuar e alcançaram uma vantagem de sete (15-8) que obrigou Paulo Silva a gastar o primeiro desconto de tempo. Revigoradas após o timeout, as maiatas conquistaram cinco dos sete pontos seguintes e o jogo voltou a parar, desta feita por indicação de Miguel Coelho. Já com Shainah Joseph e Sara Rohr em campo, as portistas alcançaram uma vantagem confortável que Ana Rui Monteiro conseguiu dilatar no serviço. O primeiro parcial ficou resolvido com chave de ouro - um ás de Shainah Joseph - ao cabo de 43 pontos (25-18).
Para o segundo set estava reservado um início diferente, em que o equilíbrio começava a assumir um papel de destaque (12-11), mas o FC Porto conseguiu distanciar-se com uma vantagem de quatro (15-11) que obrigou o técnico do Castêlo a intervir. A equipa da casa não deixou fugir a superioridade durante todo o parcial, Miguel Coelho lançou Bruna Guedes e Bruna Correia na partida e o primeiro ponto surgiu aos 25-21.
Com Victória Alves e Ana Rui Monteiro de início no terceiro set, as azuis e brancas conservaram uma margem confortável durante todo o parcial, e foi com Sara Rohr no lugar de Lila que conquistaram o 3-0, por 25-17.
“Cometemos alguns erros de serviço e de ataque que facilitaram a análise do adversário, mas foi um jogo controlado da nossa parte. Quando temos pouco tempo para preparar um jogo é importante sair com um resultado limpo, por 3-0. Foi um jogo controlado, mas há coisas a melhorar, nem falo tanto do serviço, mas especialmente da receção, não conseguimos alterar a linha para nos protegermos do serviço da Sofia Gouveia, e falo também do número de transições em que defendemos mas não conseguimos fechar no ataque ou acabámos mesmo por falhar. Foram as coisas em que nós mais insistimos nestes dois dias, depois da Eslovénia, e não conseguimos ainda dar esse passo para sermos melhores. Fico contente porque ganhámos e porque controlámos o jogo, cedemos mais pontos do que deveríamos, mas acho que controlámos”, declarou Miguel Coelho no rescaldo da partida.
Segue-se a receção ao Fiães, da 18.ª jornada do campeonato, agendada para sábado, às 18h00, no Dragão Arena (Porto Canal).
FICHA DE JOGO
FC PORTO-CASTÊLO DA MAIA, 3-0
Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina, 17.ª jornada
26 de janeiro de 2025
Dragão Arena
Árbitros: Filipa Araújo e Raquel Portela
FC PORTO: Joana Resende e Bruna Guedes (líberos); Brianna Kadiku, Sara Rohr, Lila Durão, Kyla Swanson, Janaína Vieira, Victória Alves, Erika Mercado, Gabi Coelho, Bruna Correia, Shainah Joseph, Puck Hoogers e Ana Rui Monteiro
Treinador: Miguel Coelho
CASTÊLO DA MAIA: Filipa Carvalho e Mariana Santos (líberos); Beatriz Santos, Bárbara Rodrigues, Karine Schossler, Letícia Linhares, Mariane Casas, Carolina Maia, Inês Campos, Ana Sofia Gouveia, Catarina Duarte, Beatriz Moreira, Lia Forte e Ana Araújo
Treinador: Paulo Silva
Parciais: 25-18; 25-21; 25-17