André Peralta Santos designado subdiretor-geral da Saúde

André Peralta Santos designado subdiretor-geral da Saúde
Foto: Lusa
| País
Porto Canal / Agências

O Governo nomeou André Peralta Santos para subdiretor-geral da Direção Geral da Saúde (DGS), cargo que ocupava há mais de ano e meio em regime de substituição, segundo o despacho esta quinta-feira publicado em Diário da República.

O concurso para o cargo de subdiretor-geral da DGS para a área da Saúde Pública tinha sido repetido pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP), que ainda assim não tinha encontrado no conjunto de candidatos três nomes com mérito para fazer a proposta de designação ao membro do Governo.

Quando a CReSAP não encontra três candidatos que considere com mérito para fazer a proposta de designação, pode o Governo escolher o nome, desde que a pessoa em causa reúna o perfil definido pelo aviso de abertura, devendo previamente à designação solicitar à Comissão a respetiva avaliação, não vinculativa, de currículo e de adequação de competências ao cargo.

No despacho esta quinta-feira publicado, assinado pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, o Governo diz ainda que, depois de ouvida, a CReSAP pronunciou-se favoravelmente sobre esta designação.

André Peralta Santos é médico especialista em Saúde Pública e doutorado em Saúde Global pela University of Washington, nos EUA.

Foi diretor de Serviços de Informação e Análise na DGS entre 2020 e 2021 e desde 2023 é professor auxiliar convidado na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.

Já na seleção para o cargo de diretora-geral, o concurso tinha sido repetido e a CReSAP não tinha encontrado três candidatos com mérito, pelo que Rita Sá Machado acabou designada pelo anterior Governo.

Na DGS, continua por ocupar o lugar de subdiretor-geral para a área da Gestão, deixado vago por Ricardo Mestre quando foi indicado para secretário de Estado da Saúde do anterior Governo.

A CReSAP já enviou à tutela a proposta de três nomes que resultou do último concurso, mas até ao momento a personalidade ainda não foi designada.

+ notícias: País

Avisos de mau tempo voltam na sexta-feira a todo o território

Vários distritos do continente e os arquipélagos da Madeira e Açores voltam a estar sob aviso amarelo na sexta-feira e no sábado por causa da previsão de chuva e agitação marítima fortes.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.