Universidade de Coimbra lança livro para identificação de abelhas de Portugal

Universidade de Coimbra lança livro para identificação de abelhas de Portugal
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) lançou um livro técnico para identificação de géneros de abelhas de Portugal.

A obra “Chaves Dicotómicas dos Géneros de Abelhas de Portugal. Hymenoptera: Anthophila”, uma adaptação e tradução de “Key to the Genera of European Bees (Hymenoptera: Anthophila)”, é o primeiro a ser publicado sobre o tema para Portugal e em português, revelou a FCTUC, em nota enviada à agência Lusa.

Produzido no âmbito dos projetos PolinizAÇÃO e EPIC-Bee, em colaboração com a Imprensa da Universidade de Coimbra, o livro já está disponível para ‘download’ gratuito.

“Desenvolvido como uma ferramenta para a identificação de géneros de abelhas, o livro destina-se principalmente a um público académico e técnico, constituindo um marco significativo no campo da entomologia e um contributo valioso para a conservação dos insetos polinizadores”, referiu a FCTUC.

A produção do livro técnico contou com o envolvimento de investigadores do FLOWer Lab do Centro de Ecologia Funcional e do Departamento de Ciências da Vida da FCTUC, nomeadamente Hugo Gaspar, Sílvia Castro e João Loureiro.

“Este livro preenche uma lacuna de décadas na investigação sobre as abelhas selvagens em Portugal, uma vez que atualiza o conhecimento e aproxima-o da comunidade entomológica nacional através da adaptação e tradução para a língua portuguesa”, afirmou o entomólogo e aluno de doutoramento da FCTUC, Hugo Gaspar.

O trabalho “será extremamente útil não só para investigadores que trabalham no estudo e conservação de polinizadores, mas também para estudantes, naturalistas e para todos os que tiverem interesse em aprender sobre a identificação de abelhas”, acrescentou.

A obra contou também com a colaboração do investigador da Universidade do Porto, José Grosso-Silva, e da equipa de investigadores ligada ao Laboratório de Zoologia da Universidade de Mons (Bélgica), através dos projetos europeus Spring, Orbit e Epic-Bee.

A FCTUC declarou que este lançamento reforça o compromisso da Universidade de Coimbra em promover a ciência e desenvolver ferramentas de apoio à investigação científica e ao conhecimento sobre biodiversidade.

+ notícias: Norte

Inundações e mau tempo resultaram em mais de 70 ocorrências na madrugada desta quarta-feira

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 0h00 e as 7h00 desta quarta-feira 71 ocorrências devido à chuva e ao vento fortes, a maioria inundações, mas sem causarem vítimas.

Museu da Chapelaria em São João da Madeira reabre com mostras exclusivas sobre Dior após adaptação a inglês e braille

O Museu da Chapelaria reabre ao público sábado e, após seis meses de obras para integrar novos conteúdos na mostra permanente e os interpretar em inglês e braille, estreia duas exposições sobre a marca francesa de alta-costura Dior.

Restabelecida circulação de comboios entre Tua e Pocinho na Linha do Douro

A circulação ferroviária foi restabelecida entre as estações do Tua e do Pocinho, na Linha do Douro, quatro horas após a queda de pedras na via esta manhã ter suspendido a ligação, disse esta quarta-feira fonte da Infraestruturas de Portugal.