Câmara de Santo Tirso arranca com obras de 2,7 milhões para servir três freguesias

Câmara de Santo Tirso arranca com obras de 2,7 milhões para servir três freguesias
Foto: CM Santo Tirso
| Norte
Porto Canal / Agências

A primeira fase da construção da nova ligação entre Vila Nova do Campo e a estação ferroviária de Lordelo começou dia 6 e tem um prazo de execução de 12 meses, revelou esta segunda-feira a Câmara de Santo Tirso.

A obra vai servir três freguesias, Vila Nova do Campo, Vilarinho e Roriz, representa um investimento de 2,7 milhões de euros e pretende resolver a elevada sinistralidade no entroncamento da Via Intermunicipal (VIM) com a Estrada Municipal (EM) 644, revela a autarquia do distrito do Porto.

Esta fase inicial implica a construção da nova rotunda no entroncamento com a EM 644, orçamentada em 1,1 milhões de euros e assumida totalmente pelo município de Santo Tirso, enquanto a segunda fase consiste na construção da nova ponte sobre o rio Vizela, descreve a nota de imprensa.

As duas fases da empreitada visam, também, impulsionar os modos suaves de circulação, através da criação de acessos pedonais e cicláveis, acrescenta.

Citado pelo comunicado, o presidente da autarquia, Alberto Costa, revelou que “serão construídas passadeiras elevadas, para reduzir a velocidade em ambos os sentidos, já que a velocidade é a principal causa dos acidentes verificados naquele local”.

A segunda fase do projeto arrancará após a conclusão da primeira fase. A construção da nova ponte sobre o rio Vizela será “um projeto de grande envergadura”, explicou Alberto Costa, e os municípios de Santo Tirso e de Guimarães, através de um protocolo estabelecido entre as duas autarquias, têm prevista a divisão das responsabilidades relativas a este projeto.

“Santo Tirso comprometeu-se a contratar a elaboração do projeto da nova ponte e arruamentos de acesso, a lançar o concurso e a adjudicar a obra, ao passo que Guimarães reembolsa Santo Tirso da parte correspondente ao seu território, ou seja, cerca de 700 mil euros à data de hoje”, detalhou o autarca.

+ notícias: Norte

Incêndio deixa cinco pessoas desalojadas no concelho de Bragança

Cinco pessoas ficaram desalojadas num incêndio numa habitação que ocorreu na madrugada de hoje em Conlelas, união de freguesias de Castrelos e Carrazedo, no concelho de Bragança, informou fonte dos bombeiros locais.

Viana do Castelo cede terreno a IPSS de Mazarefes para construção de creche

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, o contrato de comodato a estabelecer com o Centro Social e Paroquial de Mazarefes para a cedência, por 20 anos, de um terreno para a construção de uma creche.

Motociclista morre em despiste contra carro estacionado em Gondomar

Um motociclista morreu ao início da noite desta terça-feira depois de se despistar em Gondomar.