Centro da Juventude de Vila Nova de Gaia será apresentado em fevereiro

Centro da Juventude de Vila Nova de Gaia será apresentado em fevereiro
| Norte
Porto Canal/ Agências

O futuro Centro da Juventude de Vila Nova de Gaia será apresentado em fevereiro e ficará no Ecoparque do Atlântico, no antigo Parque de Campismo da Madalena, avançou o vereador da Câmara, Elísio Pinto.

“Será um centro para projetos fora da caixa, um centro com respostas para todos os jovens da Área Metropolitana do Porto e não só”, disse o vereador que tem, entre outros pelouros, a Juventude e o Voluntariado jovem.

À Lusa, à margem da sessão que decorre hoje em Vila Nova de Gaia de lançamento da Agenda Nacional da Juventude, Elísio Pinto apontou que o pré-projeto deverá ser apresentado em fevereiro e que o centro será feito no Ecoparque do Atlântico, terreno onde se tem realizado o Festival Marés Vivas e que antes acolhia o Parque de Campismo da Madalena.

Este terreno foi transmitido para o município de Gaia após a dissolução e liquidação do Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado Gaia Douro.

A proposta foi aprovada pelo executivo municipal em setembro do ano passado.

O projeto pensado para o espaço foi adaptado para ser mais um parque urbano da cidade, valorizado com Pousada da Juventude, piscina ao ar livre, espaços desportivos e ajustado a grandes eventos, como o MEO Marés Vivas, lê-se numa notícia publicada no ‘site’ deste município do distrito do Porto.

Em abril de 2023, o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia garantiu que o terreno do antigo Parque de Campismo da Madalena, para o qual esteve projetado um parque tecnológico de 700 milhões de euros, entretanto abortado, terá “uso público e ambiental”.

Este ano Vila Nova de Gaia é Capital Nacional da Juventude, distinção atribuída entre 19 candidaturas de todo o país e que hoje foi oficializada numa cerimónia que contou com a ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.

“Estamos muito entusiasmados. Isto é o reflexo de muito trabalho de muitos anos em que os jovens de Vila Nova de Gaia são sempre os pioneiros. Nada fazemos sem ouvir os jovens. Entendo que vale a pena acreditar”, disse Elísio Pinto, à Lusa, acrescentando que a abertura oficial do programa também acontecerá em fevereiro.

Durante a sessão, vários jovens de Gaia destacaram projetos municipais como o Orçamento Participativo Jovem ou o Futuro Acreditado que faz a ponte entre os jovens e as empresas, bem como o Fórum da Empregabilidade, ou o Programa Gaia Voluntariado e projetos Europeus que incluem intercâmbios de jovens e visitas de estudo.

Quanto a campanhas de prevenção, foram destacadas três: violência no namoro, igualdade de género e a 'STOP Bullying'.

Também foram destacados dias comemorativos como o Dia Internacional dos Direitos Humanos, o Dia Internacional do Voluntariado, o Dia Nacional da Juventude e o Dia Internacional da Juventude.

+ notícias: Norte

Novo modelo de transporte de doentes críticos entre hospitais avança no Porto e Coimbra

As ambulâncias das Unidades Locais de Saúde de São João (Porto), Coimbra, Santa Maria (Lisboa) e Faro (Algarve) são as escolhidas para avançar até março com a fase piloto do novo modelo de transporte do doente crítico entre hospitais.

Investigadores descobrem fóssil de planta com 310 milhões de anos em Gondomar

Investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e da Universidade da Madeira descobriram um fóssil de uma nova espécie de planta com 310 milhões de anos, em Fânzeres, Gondomar, no distrito do Porto.

Gaia pede reunião urgente com ministra sobre possível substituição da administração do hospital Gaia/Espinho

A Câmara Municipal de Gaia pediu uma reunião urgente com a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, após a possível substituição da administração da Unidade Local de Saúde (ULS) Gaia/Espinho.