Centro da Juventude de Vila Nova de Gaia será apresentado em fevereiro
Porto Canal/ Agências
O futuro Centro da Juventude de Vila Nova de Gaia será apresentado em fevereiro e ficará no Ecoparque do Atlântico, no antigo Parque de Campismo da Madalena, avançou o vereador da Câmara, Elísio Pinto.
“Será um centro para projetos fora da caixa, um centro com respostas para todos os jovens da Área Metropolitana do Porto e não só”, disse o vereador que tem, entre outros pelouros, a Juventude e o Voluntariado jovem.
À Lusa, à margem da sessão que decorre hoje em Vila Nova de Gaia de lançamento da Agenda Nacional da Juventude, Elísio Pinto apontou que o pré-projeto deverá ser apresentado em fevereiro e que o centro será feito no Ecoparque do Atlântico, terreno onde se tem realizado o Festival Marés Vivas e que antes acolhia o Parque de Campismo da Madalena.
Este terreno foi transmitido para o município de Gaia após a dissolução e liquidação do Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado Gaia Douro.
A proposta foi aprovada pelo executivo municipal em setembro do ano passado.
O projeto pensado para o espaço foi adaptado para ser mais um parque urbano da cidade, valorizado com Pousada da Juventude, piscina ao ar livre, espaços desportivos e ajustado a grandes eventos, como o MEO Marés Vivas, lê-se numa notícia publicada no ‘site’ deste município do distrito do Porto.
Em abril de 2023, o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia garantiu que o terreno do antigo Parque de Campismo da Madalena, para o qual esteve projetado um parque tecnológico de 700 milhões de euros, entretanto abortado, terá “uso público e ambiental”.
Este ano Vila Nova de Gaia é Capital Nacional da Juventude, distinção atribuída entre 19 candidaturas de todo o país e que hoje foi oficializada numa cerimónia que contou com a ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.
“Estamos muito entusiasmados. Isto é o reflexo de muito trabalho de muitos anos em que os jovens de Vila Nova de Gaia são sempre os pioneiros. Nada fazemos sem ouvir os jovens. Entendo que vale a pena acreditar”, disse Elísio Pinto, à Lusa, acrescentando que a abertura oficial do programa também acontecerá em fevereiro.
Durante a sessão, vários jovens de Gaia destacaram projetos municipais como o Orçamento Participativo Jovem ou o Futuro Acreditado que faz a ponte entre os jovens e as empresas, bem como o Fórum da Empregabilidade, ou o Programa Gaia Voluntariado e projetos Europeus que incluem intercâmbios de jovens e visitas de estudo.
Quanto a campanhas de prevenção, foram destacadas três: violência no namoro, igualdade de género e a 'STOP Bullying'.
Também foram destacados dias comemorativos como o Dia Internacional dos Direitos Humanos, o Dia Internacional do Voluntariado, o Dia Nacional da Juventude e o Dia Internacional da Juventude.