Andante regista mais de meio milhão de carregamentos por telemóvel em menos de um ano

Andante regista mais de meio milhão de carregamentos por telemóvel em menos de um ano
Ana Francisca Gomes | Porto Canal
| Porto
João Nogueira

Desde que passou a ser possível carregar o Andante por telemóvel, em abril de 2024, já foram realizados mais de 560 mil carregamentos. Os passes mensais são a tendência e representam a maior fatia dos processamentos. Mas a validação dos títulos também por telemóvel, um dos maiores pedidos por parte dos passageiros, parece que ainda vai ter de esperar.

 
 
 
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Desde o lançamento da funcionalidade Top Up, em abril de 2024, a aplicação Anda permite que os utilizadores carreguem os seus passes Andante e bilhetes ocasionais diretamente através dos seus telemóveis.

De acordo com o TIP- Transportes Intermodais do Porto, foram realizados aproximadamente 560 mil carregamentos, refletindo a adesão crescente dos passageiros ao sistema digital.

Entre os diversos tipos de títulos de transporte, os passes mensais destacam-se como os mais carregados, representando 64% do total de carregamentos.

O mês de novembro de 2024 foi o pico da procura, impulsionado pela gratuidade dos passes para jovens até aos 23 anos, uma medida anunciada pelo Governo que se aplicou a todos, independentemente da sua condição de estudante, a partir de dezembro.

Até àquele mês, foram registados mais oito mil clientes, por força da medida.

De recordar que a TMP- Transportes Metropolitanos do Porto, nova empresa liderada por Marco Martins, que até então liderava a Câmara de Gondomar, sucedeu ao TIP- Transportes Intermodais do Porto desde a passada sexta-feira, dia 17.

Validação para iOS em cima da mesa

A aplicação Anda também permite a validação de títulos de transporte através do telemóvel, apenas para utilizadores Android, excluindo os que usam equipamento iOS.

Em resposta ao Porto Canal, a Transportes Metropolitanos do Porto (TMP) informou que está a trabalhar na melhoria contínua da plataforma. A validação para o iOS espera-se como uma das novidades.

Foi, inclusive, adjudicado um redesign das plataformas digitais Andante, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2025. Este trabalho visa simplificar ainda mais a experiência do utilizador, tornando as interações mais intuitivas e centradas no cliente.

Ainda nem sequer tem um ano desde a sua implementação, a funcionalidade Top Up já representa cerca de 6% das vendas totais de títulos de transporte Andante.

E quando falamos de ‘downloads’ da aplicação, já depois da nova ferramenta, a Anda foi instalada por mais 378 mil utilizadores. Curioso será dizer que, deste número, mais de metade foram utilizadores de iOS (192 mil) e o restante utiliza versão Android (171 mil).

 

 
 
 
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