Andante regista mais de meio milhão de carregamentos por telemóvel em menos de um ano
João Nogueira
Desde que passou a ser possível carregar o Andante por telemóvel, em abril de 2024, já foram realizados mais de 560 mil carregamentos. Os passes mensais são a tendência e representam a maior fatia dos processamentos. Mas a validação dos títulos também por telemóvel, um dos maiores pedidos por parte dos passageiros, parece que ainda vai ter de esperar.
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Desde o lançamento da funcionalidade Top Up, em abril de 2024, a aplicação Anda permite que os utilizadores carreguem os seus passes Andante e bilhetes ocasionais diretamente através dos seus telemóveis.
De acordo com o TIP- Transportes Intermodais do Porto, foram realizados aproximadamente 560 mil carregamentos, refletindo a adesão crescente dos passageiros ao sistema digital.
Entre os diversos tipos de títulos de transporte, os passes mensais destacam-se como os mais carregados, representando 64% do total de carregamentos.
O mês de novembro de 2024 foi o pico da procura, impulsionado pela gratuidade dos passes para jovens até aos 23 anos, uma medida anunciada pelo Governo que se aplicou a todos, independentemente da sua condição de estudante, a partir de dezembro.
Até àquele mês, foram registados mais oito mil clientes, por força da medida.
De recordar que a TMP- Transportes Metropolitanos do Porto, nova empresa liderada por Marco Martins, que até então liderava a Câmara de Gondomar, sucedeu ao TIP- Transportes Intermodais do Porto desde a passada sexta-feira, dia 17.
Validação para iOS em cima da mesa
A aplicação Anda também permite a validação de títulos de transporte através do telemóvel, apenas para utilizadores Android, excluindo os que usam equipamento iOS.
Em resposta ao Porto Canal, a Transportes Metropolitanos do Porto (TMP) informou que está a trabalhar na melhoria contínua da plataforma. A validação para o iOS espera-se como uma das novidades.
Foi, inclusive, adjudicado um redesign das plataformas digitais Andante, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2025. Este trabalho visa simplificar ainda mais a experiência do utilizador, tornando as interações mais intuitivas e centradas no cliente.
Ainda nem sequer tem um ano desde a sua implementação, a funcionalidade Top Up já representa cerca de 6% das vendas totais de títulos de transporte Andante.
E quando falamos de ‘downloads’ da aplicação, já depois da nova ferramenta, a Anda foi instalada por mais 378 mil utilizadores. Curioso será dizer que, deste número, mais de metade foram utilizadores de iOS (192 mil) e o restante utiliza versão Android (171 mil).
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