Viana do Castelo abre concurso de 1,3 milhões de euros para parque para transportes públicos

Viana do Castelo abre concurso de 1,3 milhões de euros para parque para transportes públicos
Foto: CM Viana do Castelo
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Viana do Castelo abriu esta quinta-feira concurso público para a construção de um parque de estacionamento para autocarros de transporte público, pelo preço de cerca de 1,3 milhões de euros.

De acordo com o anúncio, esta quinta-feira consultado pela agência Lusa, o prazo de execução do contrato é de 150 dias, sendo que a data para apresentação das propostas termina no dia 05 de fevereiro.

Os concorrentes são obrigados a manter as propostas 66 dias a contar do termo daquela data.

Trata-se da construção de um parque de estacionamento, com capacidade para 20 autocarros elétricos e respetivo carregamento, financiado pelo município, localizado na Praia Norte, junto aos armazéns dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC), pelo preço base de 1.293.716,34 euros, mais IVA.

A abertura do concurso público foi aprovada, no passado dia 07, por maioria, em reunião camarária, após a aprovação, pelo executivo municipal, da adjudicação e a minuta do contrato para aquisição de 15 autocarros elétricos, no valor de 5,12 milhões de euros, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para garantir, a partir do final setembro, o serviço público de transportes.

Anteriormente, em maio, a autarquia decidiu assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir dessa data e, em junho, aprovou a alteração do mapa de pessoal para contratar 25 motoristas, estimando uma despesa anual de 800 mil euros em salários.

O atual contrato de concessão do serviço público de transporte coletivo de passageiros foi celebrado entre o município e a Transcunha - Transportes Rodoviários de Viana, Lda., do grupo Avic, por escritura pública, em 2015, e termina em setembro de 2025.

O estudo custo-benefício que sustenta a criação do serviço municipal indica que “os cenários [de continuidade da concessão ou de internalizar o serviço na Câmara] são favoráveis para o município se assumir como operador interno, com ou sem financiamento” do PRR.

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