Hospital de Braga recebe menos cerca de 50 doentes pouco urgentes por dia

Hospital de Braga recebe menos cerca de 50 doentes pouco urgentes por dia
| Norte
Porto Canal / Agências

O Hospital de Braga registou uma diminuição de cerca de 50 atendimentos de doentes menos urgentes por dia desde que começou a implementar o projeto "Ligue Antes, Salve Vidas", em meados de dezembro, foi esta quinta-feira anunciado.

Em resposta escrita enviada à Lusa, a Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga refere que, em contrapartida, houve uma evolução de agendamentos nos cuidados de saúde primários.

Na semana de 18 a 24 de dezembro, tinham sido 653 os agendamentos na consulta aberta dos cuidados primários, número que subiu para 961 na semana de 08 a 14 de janeiro.

A ULS de Braga começou no dia 17 de dezembro a implementar o projeto "Ligue Antes, Salve Vidas", para sensibilizar os utentes a contactarem a linha SNS24 antes de se dirigirem à urgência.

O objetivo é deixar a urgência para os casos verdadeiramente urgentes, encaminhando os doentes pouco urgentes (verdes) e não urgentes (azuis) para os cuidados de saúde primários.

Entretanto, e a nível de cuidados hospitalares, a ULS de Braga tem mantido o nível de resposta estipulado no plano de inverno, mas já abriu camas extra nos serviços e está a enviar doentes para camas de retaguarda, “conforme estava previsto”.

Também foram reforçados quer o número de macas no Serviço de Urgência, quer a equipa deste mesmo serviço em horários críticos.

+ notícias: Norte

Saída para os Carvalhos em Gaia fechada nos próximos 100 dias devido a obras

A saída para os Carvalhos, no ramo de acesso da autoestrada A1, em Vila Nova de Gaia, estará cortada a partir desta quarta-feira durante 100 dias, para trabalhos de beneficiação, anunciou em comunicado a concessionária Brisa.

Eis as imagens do sincelo que pintou de branco Trás-os-Montes

As baixas temperaturas que se fazem sentir no Interior Norte têm dado origem ao sincelo. Na região de Chaves, Mirandela e Viseu, as árvores, os campos e os beirais de telhados ficaram cobertos por um ‘manto branco’. As imagens têm suscitado muitos comentários nas redes sociais.

Viana do Castelo lança concurso de mais de 400 mil euros para vigilância nas praias

A Câmara de Viana do Castelo abriu esta quinta-feira concurso público pelo valor base de 425.850,00 euros para a vigilância, assistência balnear, patrulhamento e coordenação de nadadores-salvadores nas praias e piscinas na próxima época balnear.