Presidente de Baião sensibiliza Governo para abolição das portagens na A4
Porto Canal/ Agências
O presidente da Câmara de Baião, Paulo Pereira (PS), sensibilizou o Governo para a importância da abolição de portagens na Autoestrada 4 (A4), incluindo o lanço que serve o concelho, informou esta quarta-feira a autarquia do distrito do Porto.
Segundo o município, o autarca escreveu na segunda-feira ao ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, e ao ministro-adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, dando nota de que “a decisão deixou de fora territórios de baixa densidade, como Baião, que enfrentam desafios socioeconómicos significativos”.
A missiva do autarca de Baião realizou-se na sequência da recente abolição de portagens em várias autoestradas, destaca ainda a câmara municipal.
O chefe do executivo municipal recorda também que em 2020 e 2023 já tinha enviado cartas à então ministra da Coesão Territorial, nas quais defendia que Baião e a região não fossem “esquecidos neste processo”.
Na comunicação ao Governo esta quarta-feira anunciada, o presidente da câmara apresenta razões, com as quais defende a abolição das portagens na A4.
Acesso a serviços públicos essenciais, nomeadamente o Hospital Padre Américo, em Penafiel, a competitividade económica, o combate ao despovoamento e a igualdade de tratamento são alguns dos argumentos incluídos na missiva.
Paulo Pereira questiona a “disparidade de tratamento entre Baião e outras regiões abrangidas pela abolição de portagens, como os concelhos servidos pela [autoestrada] A28, que apresentam indicadores de desenvolvimento mais elevados”.
Sublinha também que a decisão de abolir portagens noutras vias teve como fundamento a inexistência de alternativas viárias adequadas, um cenário que, refere, também se verifica no território de Baião.
A A4 (Porto-Bragança) é a autoestrada mais próxima do concelho de Baião, que acede àquela infraestrutura rodoviária através das variantes que ligam o nó de Recesinhos (Penafiel) a Marco de Canaveses (EN211) e a Baião (EN321-1).