Festa de São Gonçalinho de Aveiro inscrita no Inventário do Património Imaterial

Festa de São Gonçalinho de Aveiro inscrita no Inventário do Património Imaterial
| Norte
Porto Canal/Agências

O instituto público Património Cultural aprovou a inscrição da Festa de São Gonçalinho, de Aveiro, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, conforme despacho publicado segunda-feira em Diário da República.

As Festas em Honra de São Gonçalinho, que decorrem no bairro típico da Beira-Mar, na cidade de Aveiro, são uma tradição antiga de devoção de marnotos, mareantes e pescadores, de cuja capela se atiram cavacas doces em pagamento de promessas.

A candidatura das festas a Património Cultural Imaterial foi submetida pela Câmara Municipal de Aveiro, em articulação com a Mordomia de São Gonçalinho e com a Paróquia da Vera Cruz.

De ano para ano tem aumentado o número de pessoas que tentam apanhar as cavacas doce lançadas do alto da capela, utilizando nassas, um tipo de rede de pesca em forma de funil no cimo de uma cana, usando guarda-chuvas virados ao contrário ou, simplesmente, tentando apanhar à mão.

As cavacas são arremessadas por devotos em pagamento de promessas e no largo da Capela juntam-se multidões para apanhar as muitas toneladas do típico doce, que é atirado ao som do sino.

As festas em honra de São Gonçalinho, além do lançamento de cavacas, têm como atrativos vários concertos musicais, o fogo-de-artifício nos canais da Ria e a “dança dos mancos”, um ritual pagão rodeado de algum secretismo.

Ao nível religioso, como habitual, celebra-se missa solene na capela.

A Festa de São Gonçalinho, integrada no domínio de práticas sociais, rituais e eventos festivos realiza-se, anualmente, na primeira quinzena de janeiro.

A festividade decorre anualmente de quinta-feira a segunda-feira, tendo como referência o dia 10 de janeiro, Dia de São Gonçalo de Amarante (data da sua morte), sendo assinalado com eucaristia.

A Mordomia de São Gonçalinho, composta por elementos da comunidade que vestem o "Gabão de Aveiro" (capa-casaco de burel castanho), é a responsável pela organização dos festejos.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.