Martim Fernandes: “Sinto-me um privilegiado só por estar neste clube”

Martim Fernandes: “Sinto-me um privilegiado só por estar neste clube”
| Desporto
Porto Canal

A revista Dragões de dezembro já se encontra disponível no formato digital e traz em destaque uma entrevista a Martim Fernandes, “uma referência” para os jovens da formação, “um privilegiado” por representar o FC Porto e o melhor lateral-direito sub-21 do mundo.

O “portista desde nascença” que tem na família “o principal suporte” só deseja “que o FC Porto ganhe sempre”, por isso, com apenas 18 anos, trata de ajudar o clube do coração com a “capacidade de explosão” e a maturidade pouco comum em ambas as metades do relvado.

“Dentro de casa somos o FC Porto, esta casa é nossa e ninguém vem aqui matar o FC Porto”, garante alguém que teria “orgulho de ser capitão do clube” e assume ficar “nervoso até ao apito inicial”. Tudo “começa a acalmar” quando ouve o apoio ensurdecer vindo de adeptos que “são sempre uma grande ajuda”: “O povo do Norte quer sempre mais e leva tudo até ao limite”.

A 7 de janeiro de 1985, José Maria Pedroto morreu na casa onde vivia, quase ao lado do Estádio das Antas. Quatro décadas volvidas, permanece bem vivo no espírito de todos os que com ele lidaram e o admiraram, mas também na memória coletiva de um povo que se revê no exemplo de competência, comprometimento e dignidade do Mestre. Para homenagear um homem extraordinário que não teve tempo para cumprir o desejo de escrever um livro, o FC Porto apresentou o documentário “José Maria Pedroto – Um Homem Superior”, que narra a vida do antigo jogador e treinador que marcou uma era no clube e no futebol português.

O Treino Aberto levou ao Estádio do Dragão 32.185 portistas que apoiaram efusivamente o plantel no retomar - após um hiato de oito anos – da tradição. Com recorde de assistência na bancada, os atletas de Vítor Bruno realizaram as habituais peladinhas e exercícios específicos de finalização antes de o treinador se dirigir emotivamente aos adeptos e de jogadores, técnico e presidente distribuírem autógrafos pelos portistas.

Joana Neves está “a viver o maior sonho graças ao FC Porto” e já só se imagina a festejar o primeiro título da equipa feminina nos Aliados, rodeada dos “melhores adeptos do mundo”. Movida pelo “amor ao clube”, a extrema de 23 anos trocou a primeira divisão pela terceira em busca de “chegar ainda mais longe”, mas mantém “os pés bem assentes na terra”. Honrada por usar “o número do Deco” e influenciada por Alexia Putellas, a camisola 10 só pensa em “ser campeã”.

Mesmo com outras ofertas “em cima da mesa”, Kyla Swanson decidiu juntar-se este ano a “uma equipa muito especial” com “uma dinâmica muito boa” e que tem um “grande treinador”. Quando tomou a decisão, não imaginaria o quão “abençoada” seria na Invicta pelos “melhores” adeptos do mundo, que testemunharam o pedido de casamento que irá “recordar para sempre”: “Foi tão incrível… Não poderia ter planeado melhor. Foi algo muito especial para mim”.

Dezembro de 2019 marcou a data da última entrevista do recém-contratado Xavi Malián à Dragões. Após cinco anos de “orgulho” na “família portista”, o super guardião constata que mudou “para melhor”, acrescentou “muitos títulos” ao palmarés pessoal e ganhou consciência da postura a ter no clube: “Tento dar sempre tudo em campo, com a consciência de que nem sempre as coisas vão correr a nosso favor. Antes de cada partida, sei que todos os adeptos estarão a nosso lado e é por eles que batalhamos para vencer”.

Num balneário “excelente” repleto de companheiros “espetaculares”, senta-se Wes Washpun, um base que causou furor na Oliveirense e que acredita estarem reunidas as condições para ganhar o campeonato, que é “o principal objetivo”. Após passar o Natal com a família pela primeira vez “nos últimos oito anos”, o camisola 13 acredita que a equipa de basquetebol vai entrar com “uma energia extra na segunda parte da época”.

Após anos de grande sucesso na formação, Miguel Oliveira está “finalmente” na equipa principal de andebol e já só pensa em “vencer todos os títulos”. Com apenas 20 anos, o primeira linha ainda não tem a total noção de todos os seus feitos, mas luta “todos os dias” para ir mais adiante. “Sou um jogador ambicioso” e “podem contar comigo para o que for”, garante um diamante de uma geração de ouro do andebol nacional que quer sagrar-se “campeão pelo FC Porto”.

Por fim, mas não menos importante, pode ficar a par da atualidade do FC Porto através das breves e ainda passar a conhecer as novidades do Museu, entre as quais se destaca um galhardete e uma placa oferecidos, respetivamente, pelo Újpest FC e o Ferencváros TC numa altura em que o futebol também era animação de Natal e Ano Novo na cidade.

A edição número 457 da revista chegará brevemente às FC Porto Stores. Até lá, encontra-se disponível na versão digital. O acesso é fácil e gratuito.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Bilhetes esgotados para a Choupana

Os bilhetes disponibilizados pelo FC Porto para o duelo da 17.ª jornada do campeonato no reduto do CD Nacional encontram-se esgotados.

FC Porto: Retomada a preparação para o regresso à Madeira

O plantel principal do FC Porto regressou nesta sexta-feira ao trabalho no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde retomou a preparação para o que resta jogar do encontro com o Nacional (domingo, 15h30, Sport TV), no Estádio da Madeira, a contar para a 17.ª jornada do campeonato.

André Villas-Boas: “Olhando para 2025 com ambição”

Na Visão do Presidente da mais recente edição da revista Dragões, André Villas-Boas começa por refletir sobre 2024, “um capítulo repleto de desafios, conquistas e aprendizagens” no FC Porto, “a casa da família azul e branca forjada no espírito de superação e excelência”.