Câmara de Ílhavo aprova Voto de Protesto pelas portagens na A25

Câmara de Ílhavo aprova Voto de Protesto pelas portagens na A25
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara Municipal de Ílhavo aprovou um Voto de Protesto pela não eliminação das taxas de portagem nos pórticos de Esgueira, Estádio de Aveiro e Albergaria-a-Velha da autoestrada A25, informou esta sexta-feira a autarquia.

No Voto de Protesto, a enviar à Assembleia da República, a Câmara de Ílhavo “rejeita a decisão do Governo de manter as portagens neste troço específico, considerando que tal medida prejudica o desenvolvimento económico da região e agrava as desigualdades sociais e económicas”.

A autarquia de Ílhavo “apela ao Governo e à Assembleia da República para que tomem medidas imediatas” para que seja aplicada a isenção de portagens à totalidade da autoestrada 25.

Nos considerandos do Voto de Protesto, a Câmara de Ílhavo defende que a A25 é vital para o movimento do Porto de Aveiro, que se localiza maioritariamente no município.

“É um dos principais polos logísticos e de exportação do país, e milhares de trabalhadores e centenas de empresas se deslocam diariamente através dessa via para cumprir as suas atividades”, refere.

Sublinha que “a manutenção das portagens impõe um custo adicional significativo tanto para os trabalhadores quanto para as empresas da região”.

“A cobrança de portagens na A25 tem representado uma carga financeira desnecessária e injusta para as populações que dependem desta via para o seu quotidiano”, critica.

“Apesar das reiteradas promessas de eliminação das taxas de portagem, o Governo não tomou medidas concretas para a isenção de portagens neste troço específico da A25, continuando a penalizar os cidadãos que não têm alternativas viáveis de transporte, e agravando a desigualdade de acesso a infraestruturas essenciais”, conclui.

+ notícias: Norte

Acidente com três carros condiciona A4 em Matosinhos

Uma colisão com três automóveis na ao quilómetro 7 da A4 em direção a Matosinhos, logo após o nó com a A3, está a condicionar a circulação daquela autoestrada, avançou fonte da Proteção Civil ao Porto Canal.

Comunidade Intermunicipal de Aveiro exige fim das portagens na A25

A comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) reclamou esta sexta-feira a abolição das portagens na autoestrada A25 e a construção de variantes no Itinerário Complementar IC1 e na Estrada Nacional EN 109.

Tribunal de Contas rejeita recurso e mantém condenação de ex-vereador em Barcelos por corrupção

O Tribunal Constitucional (TC) rejeitou o recurso do antigo vereador da Câmara de Barcelos Domingos Pereira à sua condenação por corrupção passiva, relacionada com o alegado recebimento de 10 mil euros para garantir um emprego no município.