Gondomar vai formar voluntários para mapear 750 árvores de grande porte

Gondomar vai formar voluntários para mapear 750 árvores de grande porte
Foto: CM Gondomar
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Gondomar vai organizar a 31 de janeiro, na Quinta do Passal, em Valbom, uma ação de capacitação destinada a 20 voluntários para o mapeamento de 750 árvores de grande porte até novembro.

A formação terá a orientação do biólogo e coordenador da Verde – Associação para a Conservação Integrada da Natureza, João Gonçalo Soutinho, entidade responsável pela gestão projeto “Gigantes Verdes”, acrescenta a publicação do município do distrito do Porto.

O projeto tem como objetivo o mapeamento, até novembro, de 750 árvores de grande porte em Gondomar, promovendo a sua conservação e a valorização dos serviços de ecossistema que prestam, como o sequestro de carbono e a promoção da biodiversidade, lê-se ainda.

São classificadas de “Gigantes Verdes”, as árvores com mais de 1,5 metros de perímetro de tronco a 1,3 metros do solo ou, de forma mais simples, que uma pessoa adulta não consiga abraçar e desempenham um papel crucial na conservação da biodiversidade ao servirem de habitat para inúmeras espécies e contribuindo significativamente para o sequestro de carbono.

+ notícias: Norte

Coimbra na lista dos “52 sítios para ir em 2025” do The New York Times

A cidade de Coimbra integra a lista de “52 sítios para ir em 2025” escolhidos pelo jornal norte-americano The New York Times, como um lugar para escapar “às multidões” de Lisboa e Porto.

Caçador em estado grave após queda de 12 metros em Arcos de Valdevez

Um caçador de 53 anos sofreu “ferimentos graves” após cair “numa escarpa com cerca de 12 metros de altura”, na freguesia de Sistelo, em Arcos de Valdevez, revelam os Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, nas suas redes sociais.

Sete tripulantes auxiliados após embarcação ficar sem propulsão ao largo de Aveiro

Sete tripulantes de uma embarcação de pesca costeira que ficou sem propulsão a cerca de 800 metros da entrada da barra de Aveiro foram auxiliados por tripulantes da Estação Salva-Vidas de Aveiro, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).