Gondomar vai formar voluntários para mapear 750 árvores de grande porte

Gondomar vai formar voluntários para mapear 750 árvores de grande porte
Foto: CM Gondomar
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Gondomar vai organizar a 31 de janeiro, na Quinta do Passal, em Valbom, uma ação de capacitação destinada a 20 voluntários para o mapeamento de 750 árvores de grande porte até novembro.

A formação terá a orientação do biólogo e coordenador da Verde – Associação para a Conservação Integrada da Natureza, João Gonçalo Soutinho, entidade responsável pela gestão projeto “Gigantes Verdes”, acrescenta a publicação do município do distrito do Porto.

O projeto tem como objetivo o mapeamento, até novembro, de 750 árvores de grande porte em Gondomar, promovendo a sua conservação e a valorização dos serviços de ecossistema que prestam, como o sequestro de carbono e a promoção da biodiversidade, lê-se ainda.

São classificadas de “Gigantes Verdes”, as árvores com mais de 1,5 metros de perímetro de tronco a 1,3 metros do solo ou, de forma mais simples, que uma pessoa adulta não consiga abraçar e desempenham um papel crucial na conservação da biodiversidade ao servirem de habitat para inúmeras espécies e contribuindo significativamente para o sequestro de carbono.

+ notícias: Norte

Casa de Luís Filipe Menezes "selvaticamente assaltada e vandalizada" durante tomada de posse em Gaia

A casa de Luís Filipe Menezes terá sido assaltada durante a cerimónia oficial da sua tomada de posse como presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, que ocorreu na passada terça-feira, revelou o autarca nas redes sociais.

Lar que ardeu em Mirandela reabre até início de 2026

O lar da Misericórdia de Mirandela que ardeu a 16 de agosto, causando a morte a sete idosos, começou a ser requalificado esta semana e deverá reabrir até ao início de 2026, revelou, esta quinta-feira, o provedor da instituição.

PJ faz buscas nos bombeiros de Vieira do Minho para investigar contas

A Polícia Judiciária (PJ) fez esta quinta-feira buscas nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho, distrito de Braga, no âmbito de uma investigação às contas daquela associação humanitária, disse fonte daquela força.