Gondomar vai formar voluntários para mapear 750 árvores de grande porte

Gondomar vai formar voluntários para mapear 750 árvores de grande porte
Foto: CM Gondomar
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Gondomar vai organizar a 31 de janeiro, na Quinta do Passal, em Valbom, uma ação de capacitação destinada a 20 voluntários para o mapeamento de 750 árvores de grande porte até novembro.

A formação terá a orientação do biólogo e coordenador da Verde – Associação para a Conservação Integrada da Natureza, João Gonçalo Soutinho, entidade responsável pela gestão projeto “Gigantes Verdes”, acrescenta a publicação do município do distrito do Porto.

O projeto tem como objetivo o mapeamento, até novembro, de 750 árvores de grande porte em Gondomar, promovendo a sua conservação e a valorização dos serviços de ecossistema que prestam, como o sequestro de carbono e a promoção da biodiversidade, lê-se ainda.

São classificadas de “Gigantes Verdes”, as árvores com mais de 1,5 metros de perímetro de tronco a 1,3 metros do solo ou, de forma mais simples, que uma pessoa adulta não consiga abraçar e desempenham um papel crucial na conservação da biodiversidade ao servirem de habitat para inúmeras espécies e contribuindo significativamente para o sequestro de carbono.

+ notícias: Norte

Acidente com três carros condiciona A4 em Matosinhos

Uma colisão com três automóveis na ao quilómetro 7 da A4 em direção a Matosinhos, logo após o nó com a A3, está a condicionar a circulação daquela autoestrada, avançou fonte da Proteção Civil ao Porto Canal.

Comunidade Intermunicipal de Aveiro exige fim das portagens na A25

A comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) reclamou esta sexta-feira a abolição das portagens na autoestrada A25 e a construção de variantes no Itinerário Complementar IC1 e na Estrada Nacional EN 109.

Tribunal de Contas rejeita recurso e mantém condenação de ex-vereador em Barcelos por corrupção

O Tribunal Constitucional (TC) rejeitou o recurso do antigo vereador da Câmara de Barcelos Domingos Pereira à sua condenação por corrupção passiva, relacionada com o alegado recebimento de 10 mil euros para garantir um emprego no município.