Exportação de vinhos do Douro deve atingir os 352 milhões de euros em 2024, estima associação

Exportação de vinhos do Douro deve atingir os 352 milhões de euros em 2024, estima associação
Foto: Associação das Empresas de Vinho do Porto
| Norte
Porto Canal / Agências

A Associação das Empresas de Vinho do Porto estima que em 2024 a exportação de vinhos da Região Demarcada do Douro (RDD) atinja os 352 milhões de euros, menos de 2% em relação ao ano anterior.

À margem de um encontro com jornalistas, aquela associação, que tem como associadas 29 empresas comerciais ligadas à indústria e comércio de Vinho do Porto, revelou também que a comercialização daqueles vinhos, que incluem os vinhos de Denominação de Origem Protegida (DOP) Porto, DOP Douro, DOP Moscatel Douro, DOP Espumante Douro, IGP Duriense e IGP Espumante Duriense, atinja os 616 milhões de euros, o que representa um decréscimo de 0,5%.

Quanto às exportações de Vinho do Porto, a Associação das Empresas de Vinho do Porto (AEVP) estima que atinjam os 66 milhões de euros, menos 3,5% e a comercialização os 362 milhões de euros, menos 1,1,8%.

Já no Vinho do Douro, as estimativas apontam para que suba 0,8% em comercialização em relação ao ano anterior, para os 232 milhões de euros e que baixe para os 66 milhões de euros em exportações (menos 3,5%).

O Reino Unido foi o mercado em que se estima que se registe a maior quebra de valor no que ao Vinho do Porto diz respeito, menos 26%, sendo que na Alemanha a quebra será de 5% e no Canadá 3% e, em contrapartida, o mercado da Dinamarca representará a maior subida de valor (mais 14%), seguido pelo mercado dos Países Baixos (mais 6%), Estados Unidos da América (mais 5%), e Bélgica e Portugal (mais 1%).

Os mercados em que o Vinho do Douro, prevê a AEVP, terá maior quebra serão os mercados suíços e alemão (menos 20%), seguidos pelos mercados de Angola (menos 15%) e Brasil (menos 8%).

No sentido inverso, as estimativas apontam para subidas em valor daquele vinho de 20% no Reino Unido, 13% nos EUA, 9,7% na Polónia e 2,5% em Portugal.

+ notícias: Norte

Homem baleou o irmão por desavenças familiares em Barcelos

Um homem atingiu esta quinta-feira o irmão a tiro em Arcozelo, Barcelos, distrito de Braga, na sequência de desavenças familiares, disse fonte da PSP.

Idosa furtou peças em ouro e dinheiro enquanto fazia limpezas domésticas 

A GNR constituiu arguida na terça-feira uma mulher, de 73 anos, que alegadamente se dedicava ao furto de peças em ouro e dinheiro enquanto fazia limpezas domésticas em casas particulares em Arouca, no distrito de Aveiro, informou esta quarta-feira aquela força de segurança.

Autarca diz que portagens na A25 em Aveiro são "injustas, absurdas e ridículas"

O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, classificou esta quinta-feira de “injusta, absurda e ridícula” a manutenção das portagens na Autoestrada 25 (A25) entre Albergaria-a-Velha e Aveiro.