Sapadores desconvocam greve e manifestação de 15 de janeiro

Sapadores desconvocam greve e manifestação de 15 de janeiro
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| País
Porto Canal/Agências

O Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores (SNBS) desconvocou a greve e manifestação agendadas para dia 15, para permitir a realização da reunião convocada pelo Governo para dia 16, anunciou a corporação.

Numa nota publicada na sua página na rede social Facebook, o SNBS refere que, ao desconvocar todas as ações de luta agendadas, pretende permitir a realização da reunião agendada pelo Governo para dia 16 de janeiro, que disse ter sido marcada "à revelia do processo negocial previamente acordado".

"Pretende-se, assim, garantir que o Governo não recorra a argumentos ou estratégias infundadas para evitar negociar com o SNBS ou suspender as negociações", escreve a corporação.

O Governo e os sindicatos dos bombeiros sapadores retomam esta quinta-feira as negociações que tinham sido interrompidas a 03 de dezembro de 2024 por causa dos protestos. Apenas o SNBS, que tinha uma greve e manifestação agendadas para dia 15 de janeiro, recebeu a convocatória para 16 de janeiro.

"Espera-se que esta pausa no processo negocial tenha despertado alguma consciência nos decisores relativamente às legitimas reivindicações desta classe profissional", escreve o SNBS na nota divulgada, acrescentando que, "caso as propostas apresentadas não estejam alinhadas com as expectativas dos bombeiros sapadores", retomará as ações de luta programadas, admitindo alargá-las.

No início de dezembro, o executivo suspendeu as negociações com os bombeiros sapadores, acusando-os de estarem a fazer pressão ilegítima, com um protesto que incluiu petardos, tochas e fumos junto à sede do Governo.

Os bombeiros sapadores já realizaram três manifestações, desde outubro, com rebentamento de petardos e lançamento de tochas, além de uma ocupação da escadaria da Assembleia da República.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.