Consórcio da Mota-Engil com única proposta para alta velocidade entre Oiã e Soure

Consórcio da Mota-Engil com única proposta para alta velocidade entre Oiã e Soure
| Norte
Porto Canal / Agências

O consórcio Lusolav II, que integra a Mota-Engil, foi o único com uma proposta válida para a concessão da linha ferroviária de Alta Velocidade entre Oiã e Soure, da ligação Porto – Lisboa, adiantou a Infraestruturas de Portugal (IP).

Em comunicado, a IP disse que “foram hoje conhecidas as propostas ao concurso público com publicidade internacional para a concessão da linha ferroviária de Alta Velocidade entre Oiã e Soure, que integra a 1.ª de três fases da nova ligação ferroviária Porto – Lisboa”.

Segundo a sociedade, o júri do concurso reuniu-se esta manhã para abrir as propostas submetidas na Plataforma de Compras Públicas.

Neste âmbito, destacou, “informa-se que foram carregados dois documentos com a tipologia ‘proposta e documentos complementares’”.

“Após proceder à abertura dos referidos documentos, pelas 10h13, verificou-se que um dos documentos corresponde efetivamente a uma proposta apresentada pela Lusolav III – Gestão da Ferrovia de Alta Velocidade, S.A., Agrupamento Complementar de Empresas constituído pela Mota-Engil, Engenharia e Construção, S.A. Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A., Casais – Engenharia e Construção, S.A., Alves Ribeiro, S.A., Conduril – Engenharia, S.A. e Construções Gabriel A.S. Couto, S.A.”.

Já o documento “apresentado pela empresa Viamapa – Serviços de Topografia SA, corresponde a uma declaração de não apresentação de proposta, pelo que não foi considerada esta entidade como concorrente”.

Assim, o júri publicou, às 10h46, na Plataforma de Compras Públicas “a lista dos concorrentes ao concurso público com publicidade internacional para a concessão da linha ferroviária de Alta Velocidade entre Porto (Campanhã) e Oiã, da qual constava, apenas, o consórcio Lusolav III – Gestão da Ferrovia de Alta Velocidade, S.A.”.

Em outubro, o Governo adjudicou ao consórcio Lusolav, liderado pela Mota-Engil, a concessão da linha ferroviária de Alta Velocidade entre Porto e Oiã.

O júri do concurso tinha recomendado, antes disso, a adjudicação do primeiro troço ao consórcio, o único concorrente que avançou para a fase final do procedimento.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.

Presidente da ULS Santo António no Porto julgado no Tribunal de Contas em abril

O presidente da Unidade Local de Saúde de Santo António, no Porto, e membros do conselho de administração vão ser julgados no Tribunal de Contas em abril por alegadas irregularidades na contratação de serviços, segundo página oficial do tribunal.