Arranque do Braga25 junta Mariza, Iolanda e Dino d'Santiago com "prata da casa"

Arranque do Braga25 junta Mariza, Iolanda e Dino d'Santiago com "prata da casa"
| Norte
Porto Canal/ Agências

Braga assume oficialmente o título de Capital Portuguesa da Cultura 2025 no dia 25 de janeiro, com um espetáculo multidisciplinar que junta instituições e coletivos do concelho e os artistas nacionais Mariza, Iolanda e Dino d’Santiago, foi anunciado esta segunda-feira.

Denominado “Abre a tua porta”, o espetáculo vai cruzar a música com a palavra e a dança, contando com a participação de elementos dos diversos grupos folclóricos de Braga e de um coletivo de ‘breakdance’, dirigidos pelos coreógrafos Filipa Francisco e Deeogo Oliveira.

De acordo com a Câmara Municipal de Braga, a atriz Margarida Vila-Nova vai ser a 'cicerone' do “Abre a tua Porta”, contando o espetáculo com curadoria de John Romão.

A participação dos bracarenses no espetáculo vai alargar-se também à percussão, com elementos dos grupos Bomboémia, Equipa Espiral e Batalá Braga e ainda o Coro Bomfim.

No final, haverá um espetáculo de ‘drones’, numa espécie de convite ao público para embarcar “numa viagem única” que assinala a abertura de Braga Capital Portuguesa da Cultura.

O espetáculo está marcado para a Avenida Central.

Aveiro, no ano passado, foi a primeira cidade com o título de Capital Portuguesa da Cultura, retomado por iniciativa do Ministério da Cultura, cerca de 20 anos depois de Coimbra e Faro terem sido capitais nacionais da Cultura, em 2003 e 2005, respetivamente.

As três primeiras edições da nova iniciativa cabem às finalistas vencidas da candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027 (Aveiro, Braga e Ponta Delgada), até que Évora assuma o seu título.

+ notícias: Norte

Consórcio da Mota-Engil com única proposta para alta velocidade entre Oiã e Soure

O consórcio Lusolav II, que integra a Mota-Engil, foi o único com uma proposta válida para a concessão da linha ferroviária de Alta Velocidade entre Oiã e Soure, da ligação Porto – Lisboa, adiantou a Infraestruturas de Portugal (IP).

Taxa turística gera receita “surpreendentemente positiva” para Viana do Castelo

O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse que a taxa turística, em vigor desde agosto, gerou uma receita “surpreendentemente positiva”, mas escusou-se a avançar o valor por não estar cumprido um ano da aplicação da medida.

Chuva forte provoca inundações e queda de árvores em Viana do Castelo

A chuva forte que assola Viana do Castelo, na manhã desta quarta-feira, está a causar várias inundações em diferentes pontos da cidade, confirmou o Porto Canal junto do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viana do Castelo.