Vinte e seis concelhos do Norte e Centro em risco máximo de incêndio

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 set (Lusa) -- Vinte e seis concelhos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, enquanto o interior Norte, Centro e Sul se encontram em risco muito elevado, divulgou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Vila Real, Braga, Porto, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria e Santarém apresentam alguns concelhos com risco máximo de incêndio, o mais elevado numa escala de cinco níveis, enquanto os distritos de Portalegre, Setúbal e Beja estão com risco elevado.

O cálculo do risco é feito pelo IPMA com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Na segunda-feira, a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) registou 108 incêndios, que foram combatidos por 2.528 bombeiros, com o apoio de 627 veículos.

O IPMA emitiu dois avisos amarelos - o terceiro mais grave de uma escala de quatro níveis - para as ilhas do grupo central e oriental dos Açores, até às 20:00 de hoje, por causa de chuva e trovoada.

De acordo com o IPMA, as ilhas do grupo central (Terceira, Faial, São Jorge, Graciosa e Pico) vão estar sob a influência de precipitação e trovoada frequente e dispersa, repetindo-se o mesmo cenário no grupo oriental (São Miguel e Santa Maria).

Também toda a costa da Madeira está sob aviso amarelo devido à persistência do calor, com previsões de 27 graus celsius de temperatura máxima, um aviso que vigora até às 18:00 de quinta-feira.

O IPMA colocou ainda os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda sob aviso amarelo, igualmente devido à persistência de valores máximos de temperatura, já que estas vão rondar os 35 graus.

Para hoje, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao final da manhã nas regiões do litoral oeste a sul do Cabo Mondego.

Durante a tarde, deverá verificar-se um aumento temporário de nebulosidade nas regiões do interior, em especial do Norte e Centro, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada.

O vento tenderá a ser fraco (inferior a 15 km/h), tornando-se fraco a moderado (10 a 25 km/h) a partir do meio da tarde e soprando temporariamente moderado (15 a 25 km/h) até ao final da manhã.

O dia deverá registar uma pequena descida da temperatura máxima nas regiões Centro e Sul e litoral Norte.

Em Lisboa são esperados 27 graus de temperatura máxima, em Faro 25º e no Porto 24º. Santa Cruz e Angra do Heroismo, nos Açores, podem chegar aos 26º.

RCP // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.