Incêndios: Aldeia de Quinta das Quebradas dividida pelo fogo que alastrou a Mogadouro

| Norte
Porto Canal / Agências

Mogadouro, Bragança, 09 jul (Lusa) - A aldeia de Quinta das Quebradas, no Mogadouro, está dividida pelas chamas e já tem alguns anexos de casas queimados devido ao incêndio que hoje à tarde deflagrou no concelho vizinho de Alfândega da Fé e que alastrou.

O comandante dos Bombeiros do Mogadouro, António Salgado, adiantou que, na Quinta das Quebradas /Castelo Branco, o fogo já chegou ao centro da aldeia, que está dividida pelas chamas, e ameaça cerca de 15 casas, tendo já ardido alguns anexos e armazéns, bem como morrido gado.

O operacional disse ainda que o fogo, que começou hoje às 13:47 em Picões/Ferradosa, no concelho vizinho de Alfândega da Fé, está também a afetar outras duas aldeias do concelho de Mogadouro - Meirinhos e Bruçó -, que estão rodeadas pelas chamas.

Na aldeia de Quinta das Quebradas, a agência Lusa verificou a destruição de um anexo de uma casa, bem como um armazém, uma autocaravana e um furgão, e alguns animais mortos.

O incêndio que afeta os concelhos vizinhos de Alfândega da Fé e de Mogadouro obrigou também ao corte, cerca das 21:00, do IP-5, na zona de Castelo Branco, no troço entre Castelo Branco/Mogadouro e Sardão/Alfândega da Fé.

Às 21:30, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Mogadouro adiantou à agência Lusa que o fogo, mantinha quatro frentes ativas do lado de Alfândega da Fé, acrescentando que as chamas já cercavam a aldeia da Quinta das Quebradas, onde ardeu um edifício de uso agrícola, e ameaçava as aldeias de Estevais e Meirinhos, no concelho de Mogadouro. Uma das frentes dirigiu-se entretanto para a aldeia de Bruçó.

Do lado de Mogadouro, o incêndio estava às 22:30 com três frente ativas e a ser combatido por 96 operacionais, apoiados por 26 viaturas.

No combate às chamas em Alfândega da Fé estão envolvidos 237 operacionais, apoiados por 67 viaturas, e na frente que alastrou a Mogadouro estão 76 operacionais, apoiados por 22 veículos.

Segundo a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil na Internet, às 22:30 estava ativo um outro incêndio em Pereira/Salto, no concelho de Montalegre, distrito de Vila Real, com uma frente ativa e que deflagrou às 18:55, estando a ser combatido por 53 operacionais, apoiados por 13 viaturas.

ARA (FYP/ER) // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Freguesia de Barcelos ganha novos parques de lazer e recreio

Foram inaugurados, esta sexta-feira, na freguesia de Galegos S. Martinho, no concelho de Barcelos dois novos espaços de parque infantil, recreio e lazer, informou a Câmara Municipal numa publicação na rede social de Facebook.

Homem cai de varanda em Valongo e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave após cair de uma varanda em Valongo na noite deste sábado. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto foram acionados para o local os Bombeiros Voluntários de Valongo e o INEM.

Processo do curso de medicina na Universidade de Aveiro "não está concluído" 

A Universidade de Aveiro (UA) esclareceu esta sexta-feira que o processo de criação do mestrado integrado de medicina não está concluído, faltando a decisão final do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).