Portagem da A1 entre Porto-Lisboa vai ficar mais cara 70 cêntimos

Portagem da A1 entre Porto-Lisboa vai ficar mais cara 70 cêntimos
| Norte
Porto Canal/Agências

As portagens na A1, entre Lisboa e Porto, aumentam 70 cêntimos, para 24,60 euros, a partir de 01 de janeiro, enquanto as da A2, entre Lisboa e Algarve, avançam 60 cêntimos, para 23,30 euros, anunciou a concessionária.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 Estas subidas, para os veículos da classe 1, têm como referência, tal como previsto no contrato de concessão, a taxa de inflação homóloga, sem habitação, registada em outubro no continente, e o adicional de 0,1% contemplado na lei devido à limitação na subida das portagens imposta em 2023 devido ao contexto de elevada inflação.

Segundo anunciou a Brisa em comunicado, as tarifas das portagens das autoestradas que lhe estão concessionadas vão ser atualizadas em 2,21% a partir do dia 01 de janeiro de 2025.

O mecanismo de atualização abrange 52 das 93 taxas de portagem da classe 1, com a Brisa a destacar que, tal como verificado no passado, também em 2025 "existem casos de taxas de portagem que apresentam uma variação inferior à média ou mesmo nula, sendo que, noutros casos, as taxas de portagem apresentam uma variação superior à média, por não terem sido objeto de atualização em anos anteriores".

É isto que explica a subida nos dois percursos referidos e que, por exemplo, entre Lisboa e Cascais (A5) se mantenha inalterado nos 1,50 euros, enquanto a viagem entre Lisboa e Oeiras aumente em cinco cêntimos, passando a custar 0,40 euros.

Circular pela CREL, por seu lado, custará mais 15 cêntimos a partir do dia 01 de janeiro, num total de 3,70 euros, enquanto o percurso Porto/Valença (A3) avança 20 cêntimos (para 9,95 euros) e a ligação Marateca/Caia (A2/A6) aumenta 35 cêntimos, para 15,05 euros.

A informação divulgada sexta-feira pela Brisa indica ainda que a concessionária prevê investir 64 milhões de euros na sua rede, nomeadamente em obras de beneficiação em pavimentos e reabilitação de viadutos e taludes, entre outros trabalhos.

+ notícias: Norte

Morreu um dos feridos no tiroteio em centro comercial de Viseu

Uma pessoa morreu no tiroteio que ocorreu esta sexta-feira no centro comercial Palácio do Gelo, em Viseu, que causou ainda dois feridos, adiantou à Lusa fonte hospitalar.

Autoridades procuram homem de 80 anos desaparecido em parque em Bragança

A Guarda Nacional Republicana (GNR) e os bombeiros procuram desde sexta-feira um homem português de 80 anos desaparecido no Parque Natural de Montesinho, em Bragança, disse este sábado fonte da GNR.

Bragança, Viseu, Guarda e Vila Real sob aviso laranja devido ao nevoeiro até segunda-feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu este sábado avisos laranja para quatro distritos do continente, devido à persistência de nevoeiro que deverá manter-se até às 12h00 de segunda-feira.