Ministério recebe sindicatos para negociar estatuto da carreira docente

Ministério recebe sindicatos para negociar estatuto da carreira docente
| País
Porto Canal/Agências

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) volta esta sexta-feira a receber os sindicatos representativos dos professores para discutir o protocolo negocial no âmbito da revisão do estatuto da carreira docente.

Dois meses após a última reunião sobre o tema, que deu inicio às negociações, as 12 organizações sindicais vão reunir durante a manhã com o ministro, Fernando Alexandre, e os secretários de Estado Alexandre Homem Cristo e Pedro Dantas da Cunha.

Entre as mudanças já anunciadas está a promessa de aumentar os salários nos primeiros escalões da carreira docente.

O processo de recrutamento, o ingresso de carreira e a mobilidade por doença serão os primeiros assuntos a ser debatidos, seguindo-se depois a revisão da estrutura da carreira, avançou o ministro no final da primeira reunião, realizada em 21 de outubro.

A avaliação de desempenho associada à progressão na carreira também será alvo de revisão e negociação, uma vez que tal como está "não é credível" nem "é muito levada a sério pelos professores", disse, na altura, o ministro.

Na última reunião, os sindicatos de professores criticaram o calendário proposto pelo Governo para a revisão do Estatuto da Carreira Docente, que vai desde a definição dos horários de trabalho a salários, e defenderam uma negociação mais célere, para que as mudanças possam entrar em vigor já no próximo ano letivo.

É também esse o desejo da maioria dos professores, segundo os resultados de um inquérito realizado pelo Sindicato Independente de Professores e Educadores, que revelaram que 66% dos mais de sete mil inquiridos querem que o processo negocial esteja concluído em julho de 2025.

De acordo com o mesmo inquérito, os professores querem também que a revisão do sistema de avaliação de desempenho seja priorizada e defendem o fim das vagas de acesso aos 5.º e 7.º escalões, um regime especial de aposentação e a redução das tarefas burocráticas.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.