Presidente da República vai condecorar almirante Gouveia e Melo

Presidente da República vai condecorar almirante Gouveia e Melo
| País
Porto Canal/Agências

O Presidente da República vai condecorar o chefe cessante da Marinha, almirante Gouveia e Melo, com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, anunciou esta terça-feira o palácio de Belém.

Numa nota oficial na Internet, em que revela o nome de Jorge Nobre de Sousa como novo chefe do Estado-Maior da Armada, Marcelo Rebelo de Sousa elogia a carreira de Gouveia e Melo e anuncia a condecoração.

"O Presidente da República agradece e louva o muito qualificado desempenho do Senhor Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada cessante, aliás, no quadro de uma carreira brilhante, e condecora-o com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo", lê-se na nota oficial de Belém.

Gouveia e Melo, que tomou posse como chefe do Estado-Maior da Armada em 27 de dezembro de 2021, manifestou-se indisponível para um segundo mandato e decidiu passar à reserva para poder manter todos os seus direitos cívicos.

O almirante, cujo nome surge entre os potenciais candidatos às eleições presidenciais de janeiro de 2026, vai passar à reserva logo após o fim do seu mandato, na próxima sexta-feira.

+ notícias: País

Seis urgências fechadas no sábado e sete no domingo

Seis urgências de Ginecologia e Obstetrícia e de Pediatria vão estar encerradas no sábado, enquanto no domingo sobem para sete, segundo as escalas de Urgências publicadas no Portal do Serviço Nacional de Saúde.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.