GNR detém cinco pessoas e apreende milhares de artigos contrafeitos em mercados e feiras

GNR detém cinco pessoas e apreende milhares de artigos contrafeitos em mercados e feiras
Lusa
| País
Porto Canal/Agências

Cinco pessoas foram detidas e 23 constituídas arguidas numa operação de fiscalização da GNR em feiras e mercados que levou à apreensão de mais de 9.000 artigos contrafeitos, anunciou a corporação.

Em comunicado, a GNR explica que a operação de fiscalização direcionada para locais de comércio ou produção de produtos contrafeitos e usurpados, decorreu entre 15 de novembro e 15 de dezembro, envolvendo mais de 700 militares, que fiscalizaram 36 feiras e mercados, bem como os respetivos acessos.

Foram elaborados na operação diversos autos de notícia, designadamente 49 por crimes de contrafação, três por condução sem habilitação legal, um por condução sob o efeito de álcool e outro por posse de arma proibida.

A GNR emitiu passou ainda mais de 350 multas, nomeadamente 234 relativas ao regime de bens em circulação (RBC), por falta de documentos de transporte e/ou omissões/inexatidão dos documentos, 103 referentes à legislação rodoviária, 13 de âmbito policial geral e quatro por falta de inspeção periódica obrigatória.

No decorrer da operação “TRADEMARK 2024” foram ainda apreendidos 9.251 artigos contrafeitos, entre calçado, vestuário e acessórios, bem como um veículo automóvel.

Na nota esta sexta-feira divulgada, a GNR sublinha as repercussões da contrafação no funcionamento dos mercados e na competitividade das economias, lembrando que distorce a concorrência, quebra a confiança dos agentes económicos no mercado e retrai o investimento e a inovação.

”Além das perdas de receitas fiscais para o Estado e da ameaça que representa para os postos de trabalho, a contrafação também tem graves implicações para os consumidores, especialmente quando afeta produtos que colocam em risco a segurança e a saúde pública”, recorda.

A GNR diz ainda que, ao longo do ano, tem intensificado as atividades de sensibilização, alertando para a importância da propriedade intelectual e os perigos da contrafação e da pirataria, junto de diversos públicos-alvo.

+ notícias: País

Mais de 230 centros de saúde com horário alargado e 15 abertos 24h/dia

Em resposta à Lusa, a DE-SNS explicou que, a meio de dezembro, 231 unidades já funcionavam em horário complementar ao sábado, 193 ao domingo e 189 em dias de feriado, para alargar a oferta aos utentes e permitir evitar idas às urgências de situações não emergentes.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.