Cerca de oito mil novos jovens no Grande Porto têm passe gratuito
Porto Canal com Lusa
O alargamento do passe gratuito a jovens não estudantes até aos 23 anos, fez aumentar em cerca de oito mil os novos clientes em aproximadamente duas semanas. A modalidade anterior o passe apenas era gratuito para os jovens que se encontrassem a estudar.
Ver esta publicação no Instagram
Em vigor desde 1 de dezembro, o alargamento “resultou num universo de aproximadamente oito mil novos clientes, até sexta-feira, 13 dezembro”, refere a TIP – Transportes Intermodais do Porto, em resposta ao Porto Canal.
Quais os documentos necessários para adesão?
- Apresentação do documento de Identificação Civil;
- Os jovens que residem na AMP e estudam ou trabalham numa zona fora da AMP, ou vice-versa (Passe IR, Passe Combinado AMP/CP ou AMP/CIM T&S) têm que fazer prova das moradas da escola ou trabalho e de casa, em zonas distintas, através da entrega do original da declaração de matrícula devidamente assinada e carimbada ou assinada digitalmente ou comprovativo do local de trabalho, bem como uma certidão de domicilio fiscal;
- Os estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Farmacêuticas, Medicina, Medicina Dentária e Medicina Veterinária, devem apresentar o original da declaração de matrícula assinada e carimbada ou assinada digitalmente.
A ativação e carregamento foram também simplificadas via aplicação móvel do Andante e do Navegante.
A medida implica um investimento de 40 milhões de euros e o Governo estima que alcance cerca de 240 mil potenciais beneficiários.
“O alargamento deste passe a um maior número de jovens é um convite que lançámos a esta geração para que adira ao transporte público e adote a mobilidade verde como um modo de estar”, apontou o ministro Miguel Pinto Luz, numa nota divulgada em novembro.
Esta foi uma das 13 medidas incluídas no Pacote Mobilidade Verde, que foi aprovado em Conselho de Ministros, no dia 4 de outubro, com um investimento total previsto, até 2025, de 115 milhões de euros para o transporte de passageiros e 55 milhões para o de mercadorias.