Consumo de água desaconselhado em freguesia de Mirandela

Consumo de água desaconselhado em freguesia de Mirandela
| Norte
Porto Canal / Agências

A câmara municipal de Mirandela desanconselhou, esta quarta-feira, o consumo de água da rede na freguesia de Mascarenhas, naquele concelho do distrito de Bragança, por ter sido detetada a presença de uma bactéria acima dos valores normais.

No aviso datado de terça-feira e a que a Lusa teve, esta quarta-feira, acesso, explica-se que “nas análises regulares do Programa de Controlo de Qualidade (…) foi detetado na amostragem realizada no dia 11/12/2024, num ponto da rede de abastecimento de Mascarenhas, um valor para o parâmetro E.coli de 1 UFC/100mL, sendo o valor paramétrico de 0 UFC/100mL”, lê-se.

A E.coli - Escherichia coli - é uma bactéria que pode causar infeções digestivas ou urinárias, por exemplo.

O risco atribuído foi ‘amarelo’, que indica que é baixo ou médio para a saúde.

O município explicou no mesmo edital que procedeu de acordo com a lei, comunicando à Autoridade de Saúde e à Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.

A freguesia de Mascarenhas incluiu ainda as localidades de Guribanes, Valbom dos Figos e Vale Pereiro.

A câmara municipal afiançou ainda que está “a desenvolver procedimentos para restabelecer a qualidade da água” e que se aguardam os resultados da contra-análise, para verificar se os valores já estão conformes.

Até lá, aconselha-se a população a utilizar de fonte alternativa de água potável para beber ou cozinhar.

A água da rede continua a ser segura para outros fins, como para tomar banho ou lavagem da roupa.

+ notícias: Norte

“Para que o Natal chegue a todos os corações”. Freguesia de Braga organiza ceia para quem se sente sozinho

A Junta de Freguesia de São Victor, em Braga, anunciou nas redes sociais que vai realizar uma ceia de Natal na noite de 24 de dezembro para as pessoas que vivem sozinhas, ou que não têm retaguarda familiar. As inscrições podem ser realizadas por email, telefone ou nas instalações da junta.

Coindu de Arcos de Valdevez fecha esta quinta-feira e deixa 350 trabalhadores no desemprego

A fábrica da Coindu, instalada há 36 anos em Arcos de Valdevez para, na quinta-feira a laboração, deixando sem emprego 350 trabalhadores que recebem os direitos previstos no despedimento coletivo, mais 17% de indemnização por cada ano de trabalho.

ASAE desmantela local onde animais eram abatidos de forma “ilícita e camuflada”

A ASAE desmantelou no distrito de Vila Real um local onde se abatiam de forma “ilícita, dissimulada e camuflada” animais que depois eram encaminhados para estabelecimentos de restauração e talhos para consumo sem serem inspecionados, foi esta quarta-feira anunciado.