Frankie Chavez, Weatherman e Primtive Reason em festivais na Alemanha e em Espanha

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 01 set (Lusa) - Os músicos portugueses Frankie Chavez, The Weatherman e Primitive Reason vão atuar este mês no Reeperbahn Festival, em Hamburgo, na Alemanha, e no Mercat de Musica Viva de Vic, em Espanha, anunciou hoje a associação de artistas independentes.

De acordo com a Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes (AMAEI), os artistas Frankie Chavez e The Weatherman vão atuar no dia 19 de setembro no festival de Hamburgo, que decorre entre os dias 17 e 20 deste mês.

Os Primitive Reason também atuam no dia 19 de setembro, mas na Plaça de la Catedral de Vic, em Espanha, no âmbito da 26.ª edição do Mercat de Musica Viva.

De acordo com a AMAEI, que apoia a presença destes artistas portugueses seus associados, os músicos terão ´showcases´ no festival de música na Alemanha.

Contactada pela agência Lusa, Ana Figueiredo, diretora executiva da AMAEI, associação fonográfica criada em 2012 que reúne 21 artistas autoeditados e editoras fonográficas independentes, indicou que a entidade tem estado a "trabalhar em várias frentes, entre elas a da internacionalização dos músicos portugueses".

"Como não existe uma entidade oficial específica para a exportação da música portuguesa, a AMAEI pretende, com estas iniciativas, dar maior visibilidade ao crescente setor independente nacional, que tem diversidade e qualidade", sublinhou.

A entidade escolheu estes dois festivais "por serem bastante importantes a nível europeu e internacional, e serem abertos não apenas aos músicos, mas também a profissionais do setor que podem ser futuros parceiros".

Questionada sobre se a AMAEI se candidatou aos concursos de internacionalização da Direção-Geral das Artes (DGArtes), que também contemplam a área da música, a diretora executiva respondeu que não, "porque não se enquadravam".

A diretora executiva da AMAEI reconheceu que "estes apoios da DGArtes são importantes e dos poucos que existem para levar músicos portugueses lá fora", sustentando, no entanto, que, "em Portugal, há ainda uma lacuna", uma entidade específica para a exportação da música portuguesa.

A associação pretende "dar continuidade a estas participações, no sentido de cimentar as raízes criadas com os parceiros internacionais, que são os alicerces para a divulgação e exportação da excelente atual criação musical independente nacional".

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Parlamento aprova fim das portagens nas ex-SCUT. A Norte, há três autoestradas que vão sofrer alterações

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".