Moradores reforçam pedido de mais policiamento no bairro de Pinheiro Manso no Porto

Moradores reforçam pedido de mais policiamento no bairro de Pinheiro Manso no Porto
| Porto
Porto Canal / Agências

A Associação de Moradores do Bairro de Pinheiro Manso, em Ramalde, reforçou, esta segunda-feira, a necessidade de se aumentar o policiamento naquela zona do Porto, defendendo que a população vive um "clima de medo e intranquilidade".

“Que mais teremos de fazer para evitar contratar segurança privada para termos paz?”, questionou o morador e representante da associação, João Pedro Mortágua.

Aos membros do executivo municipal, João Pedro Mortágua relatou o “clima de medo e intranquilidade” em que vivem cerca de 10.000 habitantes naquela que é a segunda freguesia com mais população do concelho do Porto e reforçou o pedido feito há vários meses para que o policiamento seja reforçado e a videovigilância alargada a Ramalde.

O morador relatou também os vários assaltos a moradias e automóveis, mas também no espaço publico, como o furto de sinais de trânsito ou sarjetas que, posteriormente, são vendidos a um sucateiro que existe nas proximidades daquela freguesia.

A associação, que já tinha reunido com o presidente da câmara, Rui Moreira e, entretanto, reuniu com o Comandante Metropolitano da PSP do Porto, aguarda uma resposta do Ministério da Administração Interna (MAI).

Em resposta às preocupações da associação, Rui Moreira avançou que o sucateiro foi encerrado, por intermédio da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

“Tal não impede que o sucateiro abra noutro local”, referiu o autarca, dizendo esperar que a associação de moradores “tenha mais sorte com o MAI do que o presidente da câmara”.

Rui Moreira avançou ainda que o município iniciou em setembro os procedimentos para alargar o sistema de videovigilância à freguesia de Ramalde e que o processo está agora na PSP, a quem cabe o mapeamento das zonas onde instalar as câmaras.

Ao morador, o autarca apelou ainda a que não desistissem de apresentar queixa nas autoridades, lembrando que tal poderá influenciar a presença de videovigilância.

+ notícias: Porto

PSP detém dois carteiristas por furtos no Cais da Ribeira no Porto

A PSP deteve dois carteiristas por alegadamente terem furtado no Cais da Ribeira, no Porto, a carteira a uma mulher que estava sentada numa esplanada, cujos bens estão avaliados em 2.500 euros, anunciou esta segunda-feira esta força policial.

Câmara do Porto avança com classificação da fachada da casa de Almeida Garrett

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou esta segunda-feira que o município não vê “nenhum fundamento” para avançar com a expropriação da casa onde nasceu Almeida Garrett, mas que está um curso um processo de classificação da fachada.

"Porto sem Fios". PS propõe criação de plano para remover cabos obsoletos das ruas do Porto

O PS quer que a Câmara do Porto crie um plano de intervenção no espaço público para mapear, remover e substituir os cabos aéreos ou instalados nas fachadas dos edifícios por infraestruturas subterrâneas em todas as artérias da cidade.