Ponte de Lima integra direção executiva “Forais da Fundação, Municípios de Portugal”

Ponte de Lima integra direção executiva “Forais da Fundação, Municípios de Portugal”
| Norte
Porto Canal/ Agências

O executivo municipal de Ponte de Lima aprovou, em reunião camarária, a integração na direção executiva do programa “Forais da Fundação, Municípios de Portugal”, da Sociedade Histórica da Independência de Portugal.

Em comunicado, a autarquia do distrito de Viana do Castelo explicou que o programa “Forais da Fundação, Municípios de Portugal” foi instituído para assinalar e comemorar os 900 anos dos forais atribuídos por D. Afonso Henriques, ou por sua mãe, D. Teresa, ou por seu pai, D. Henrique, no período de 1096 a 1185.

Com esta aprovação, “o município de Ponte de Lima, representado pelo presidente da Câmara, Vasco Ferraz, integrará a primeira direção executiva do projeto.

No dia 04 de março de 2025 Ponte de Lima celebra os 900 anos do seu Foral, outorgado por D. Teresa, efeméride que será assinalada com um programa que celebrará a história da vila, outrora conhecida como "terra de Ponte”.

+ notícias: Norte

À boleia de sessões de meditação, alunos de Albergaria-a-Velha melhoram desempenho escolar

As sessões de meditação destinadas às crianças do Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico de Albergaria-a-Velha arrancaram há dois anos, no âmbito do projeto “Encontros com a Educação - Todos pelo Sucesso” e pretendem “melhorar os indicadores de concentração dos alunos”.

Seis distritos do Norte sob aviso até quinta-feira devido à chuva

Seis distritos do norte de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo esta quarta-feira e quinta-feira devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e ocasionalmente acompanhados de trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

PSP e GNR iniciam operações para combater crime e sinistralidade no Natal e Ano Novo

A Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) iniciam esta quarta-feira o reforço do patrulhamento durante o período de Natal e Ano Novo, com o objetivo de reduzir a criminalidade geral e a sinistralidade rodoviária.