FC Porto (Basquetebol): Dragão Arena fez suar o Tofas Bursa. Crónica de jogo

FC Porto (Basquetebol): Dragão Arena fez suar o Tofas Bursa. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto perdeu nesta quarta-feira diante do Tofas Bursa (95-87), no Dragão Arena, em jogo da 2.ª jornada do Grupo K da FIBA Europe Cup, somando assim a segunda derrota nesta fase da prova.

Até viajar para a Invicta, o Tofas Bursa só sabia o que era ganhar em 2024/24 e a primeira parte mostrou porquê, pois terminou com a equipa turca a vencer por 58-39. Por esta altura, Devyn Marble (9 pontos) era o melhor marcador portista, enquanto o Tofas Bursa já tinha três jogadores a pontuar nos dois dígitos.

O descanso fez bem ao FC Porto, que reentrou com um parcial de 15-2 e reduziu a desvantagem para seis pontos, mas a qualidade individual e coletiva do Tofas Bursa voltou a aumentar a diferença entre as duas equipas, um cenário que se repetiria no quarto período. Devyn Marble (21 pontos, 12 ressaltos e 5 assistências) e Phil Fayne (19 pontos e 10 ressaltos), autores de um duplo-duplo, foram os Dragões em maior destaque.

“Creio que na primeira parte tivemos demasiado respeito pelo adversário. Reagimos com intensidade, mas tarde, pois deixámos que o Tofas fizesse tudo o que queria, sobretudo na primeira parte, mas é uma grande equipa e com um grande conhecimento do jogo. Quando colocámos intensidade e começámos a acreditar no que temos vindo a fazer, conseguimos recuperar de uma forma fantástica e que me deixa orgulhoso enquanto treinador. Não era o resultado que queríamos, mas deixámos uma boa imagem. Temos duas derrotas nesta fase, mas competimos muito bem nos dois jogos”, afirmou o treinador Fernando Sá após a partida.

O FC Porto volta a entrar em campo no próximo sábado, às 18h00 (Porto Canal/FC Porto TV), no Dragão Arena, frente ao Esgueira, em jogo da 8.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-TOFAS BURSA, 87-95
FIBA Europe Cup, Grupo K, 2.ª jornada
11 de dezembro de 2024
Dragão Arena

Árbitros: Marius Ciulin (Roménia), Ivor Matejek (Chéquia) e Edgard Ceccarelli (França)

FC PORTO: Toney Douglas (11), Max Landis (10), Devyn Marble (21), Xeyrius Williams (5) e Phil Fayne (19)
Suplentes: Miguel Maria (1), João Guerreiro, Gonçalo Delgado, Miguel Queiroz (2), Wes Washpun (16), Tanner Omlid (2) e Luís Silva
Treinador: Fernando Sá

TOFAS BURSA: Marcquise Reed (31), Alex Pérez (13), Berk Demir (6), JJ O´Brien (17) e Anzejs Pasecniks (10)
Suplentes: Ozgur Cengiz, Yigitcan Saybir, Uros Trifunovic (13), Cem Kucukozkan, Kristeon Bankston (5) e Ali Taskin
Treinador: Ohrun Ene

Ao intervalo: 39-58
Parciais: 20-29; 19-29; 23-20; 25-17

+ notícias: Desporto

Vítor Bruno: “É a primeira de três finais nesta competição”

O FC Porto recebe o Midtjylland esta quinta-feira às 20h00 (Sport TV5) na sexta de oito jornadas da fase de liga da Liga Europa. Nas cinco anteriores os portistas somaram outros tantos pontos, menos dois do que os dinamarqueses, e ocupam uma das últimas posições que dão acesso ao play-off de apuramento para os oitavos de final.

André Villas-Boas: “O Mundial será importante para o FC Porto e para a cidade”

Ter o Estádio do Dragão como uma das sedes do Campeonato do Mundo de seleções “é um orgulho enorme” para os portistas em geral e para André Villas-Boas em particular. À margem da cerimónia de consagração da atribuição do Mundial 2030, “um evento tão importante para o desenvolvimento do futebol português, do desporto e da economia”, o presidente do FC Porto demonstrou “todo o interesse em colaborar com a Federação na organização” da prova e revelou estarem a ser preparadas “grandes melhorias na infraestrutura do Estádio do Dragão”, “nomeadamente nos camarotes e nas áreas de hospitalidade”.

FC Porto (Andebol): 38 qualidades de um líder. Crónica de Jogo

A equipa de andebol do FC Porto foi à Nazaré bater a formação local por 39-28 e ascender à liderança partilhada do campeonato. Quatro dias depois da vitória caseira diante do Póvoa AC (42-22), os portistas aproveitaram o deslize do Sporting na Luz e colaram-se ao rival de Alvalade no topo da tabela classificativa com os mesmos 46 pontos.