FC Porto (Basquetebol): Dragão Arena fez suar o Tofas Bursa. Crónica de jogo
Porto Canal
O FC Porto perdeu nesta quarta-feira diante do Tofas Bursa (95-87), no Dragão Arena, em jogo da 2.ª jornada do Grupo K da FIBA Europe Cup, somando assim a segunda derrota nesta fase da prova.
Até viajar para a Invicta, o Tofas Bursa só sabia o que era ganhar em 2024/24 e a primeira parte mostrou porquê, pois terminou com a equipa turca a vencer por 58-39. Por esta altura, Devyn Marble (9 pontos) era o melhor marcador portista, enquanto o Tofas Bursa já tinha três jogadores a pontuar nos dois dígitos.
O descanso fez bem ao FC Porto, que reentrou com um parcial de 15-2 e reduziu a desvantagem para seis pontos, mas a qualidade individual e coletiva do Tofas Bursa voltou a aumentar a diferença entre as duas equipas, um cenário que se repetiria no quarto período. Devyn Marble (21 pontos, 12 ressaltos e 5 assistências) e Phil Fayne (19 pontos e 10 ressaltos), autores de um duplo-duplo, foram os Dragões em maior destaque.
“Creio que na primeira parte tivemos demasiado respeito pelo adversário. Reagimos com intensidade, mas tarde, pois deixámos que o Tofas fizesse tudo o que queria, sobretudo na primeira parte, mas é uma grande equipa e com um grande conhecimento do jogo. Quando colocámos intensidade e começámos a acreditar no que temos vindo a fazer, conseguimos recuperar de uma forma fantástica e que me deixa orgulhoso enquanto treinador. Não era o resultado que queríamos, mas deixámos uma boa imagem. Temos duas derrotas nesta fase, mas competimos muito bem nos dois jogos”, afirmou o treinador Fernando Sá após a partida.
O FC Porto volta a entrar em campo no próximo sábado, às 18h00 (Porto Canal/FC Porto TV), no Dragão Arena, frente ao Esgueira, em jogo da 8.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol.
FICHA DE JOGO
FC PORTO-TOFAS BURSA, 87-95
FIBA Europe Cup, Grupo K, 2.ª jornada
11 de dezembro de 2024
Dragão Arena
Árbitros: Marius Ciulin (Roménia), Ivor Matejek (Chéquia) e Edgard Ceccarelli (França)
FC PORTO: Toney Douglas (11), Max Landis (10), Devyn Marble (21), Xeyrius Williams (5) e Phil Fayne (19)
Suplentes: Miguel Maria (1), João Guerreiro, Gonçalo Delgado, Miguel Queiroz (2), Wes Washpun (16), Tanner Omlid (2) e Luís Silva
Treinador: Fernando Sá
TOFAS BURSA: Marcquise Reed (31), Alex Pérez (13), Berk Demir (6), JJ O´Brien (17) e Anzejs Pasecniks (10)
Suplentes: Ozgur Cengiz, Yigitcan Saybir, Uros Trifunovic (13), Cem Kucukozkan, Kristeon Bankston (5) e Ali Taskin
Treinador: Ohrun Ene
Ao intervalo: 39-58
Parciais: 20-29; 19-29; 23-20; 25-17